Acidente de avião de carga ucraniano deixa oito mortos na Grécia

 Primeira viagem de avião: passo a passo e dicas para o seu primeiro voo!

Todos os oito tripulantes de um avião de carga que caiu no sábado à noite perto da cidade grega de Kavala morreram no acidente - anunciou o ministro sérvio da Defesa, Nebojsa Stefanovic, neste domingo (17).

O avião, um Antonov An-12, transportava em torno de 11 toneladas de armas para Bangladesh quando caiu na noite de sábado, informou Stefanovic.

"Infelizmente, segundo a informação que recebemos, os oito membros da tripulação morreram no acidente", disse Stefanovic em entrevista coletiva. 

Em entrevista à rede alemã Deutsche Welle, o CEO da Meridian, Denys Bohdanovytch, disse que toda equipe era ucraniana.

O avião decolou do aeroporto de Nis, no sul da Sérvia, no sábado (16), por volta das 20h40 locais (15h40 em Brasília). A bordo, levava armas da companhia sérvia Valir, segundo o ministro Stefanovic.

O piloto solicitou permissão para fazer um pouso de emergência no aeroporto grego de Kavala, mas não conseguiu aterrissar a tempo.

Os serviços de resgate gregos usavam um drone neste domingo para sobrevoar os destroços do avião, devido ao perigo da carga.

O cônsul ucraniano, Vadim Sabluk, dirigiu-se para o local do acidente.

A agência de notícias grega disse que se forneceu às autoridades as identidades dos oito tripulantes e confirmou que o avião seguia para Bangladesh.

O ministro sérvio da Defesa disse que se tratava de uma transação acordada com o Ministério da Defesa de Bangladesh, "respeitando-se as regras internacionais".

"Alguns meios de comunicação disseram que o avião levava, supostamente, armas para a Ucrânia, o que é completamente falso", declarou.

Uma unidade especial deve varrer a área, informou o Ministério da Defesa Civil em um comunicado divulgado neste domingo.

"Membros do corpo de bombeiros com equipamentos especiais e instrumentos de medição se aproximaram do ponto de impacto da aeronave e examinaram de perto a fuselagem e outras partes espalhadas", disse hoje à imprensa Marios Apostolidis, da brigada de incêndio grega.

Testemunhas relataram ter visto o avião em chamas e ouvir explosões. O morador Giorgos Archontopoulos comentou, em entrevista à televisão pública ERT, que percebeu que algo estava errado quando ouviu o barulho que a aeronave estava fazendo.

"Às 22h45 (hora local), fiquei surpreso com o barulho do motor", afirmou. "Saí e vi o motor pegando fogo", completou.

As autoridades pediram que as pessoas que vivem em um raio de dois quilômetros do local do acidente fiquem em casa e usem máscaras.

Dois bombeiros foram hospitalizados na manhã deste domingo com dificuldades respiratórias, devido a gases tóxicos.

A agência de notícias grega disse que haverá uma investigação sobre as causas do acidente.

 

O POVO

Postagens mais visitadas