Avião 'baleia' Beluga pousa em Fortaleza em 1ª viagem da aeronave à América Latina

 Curiosos observam a chegada do avião "baleia" pela primeira vez no Brasil, no Aeroporto de Fortaleza — Foto: Paulo Cardoso/SVM

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião "baleia", chegou em Fortaleza em seu primeiro pouso na América Latina. A aeronave pousou por volta das 15h25 deste domingo (24), no Aeroporto de Fortaleza.

Um grande número de curiosos compareceu a uma área de observação próxima ao terminal de cargas do aeroporto para testemunhar a chegada da aeronave. No momento, uma escada utilizada para facilitar a visão de algumas pessoas despedaçou-se, mas não houve feridos.

O avião vai pernoitar em Fortaleza, decolando às11h30 desta segunda-feira (25) ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para transportar um helicóptero ACH160. Até lá, interessados em ver a aeronave ainda podem comparecer à área externa da pista do terminal de cargas do aeroporto.

A aeronave é conhecida pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca. 

Visto de perto

A passagem inédita da aeronave despertou o interesse de várias pessoas que compareceram a uma área próximo à pista de carga do aeroporto.

Um deles foi o motorista Carlos César quase perdeu o horário da chegada do airbus. Ele chegou ao local apenas 15 antes do pouso avião e disse que é um admirador desse tipo de aeronave. "O beluga é um avião muito show, para quem conhece a história dele é sensacional. Um acontecimento desse aqui é imperdível. Eu sempre venho quando chegam aviões assim mais especiais", disse.

Já o professor aposentado Nelson Paiva fez questão de trazer a filha para acompanhar a chegada do avião beluga e não escondeu a felicidade.

"É um momento especial. Um avião raro desse pousando aqui no Ceará dificilmente a gente vê. Por isso temos que prestigiar", comentou.

A equipe de pilotagem da aeronave foi recebida pelos funcionários do Aeroporto de Fortaleza logo que desceram do avião. Eles posaram para uma fotografia com a bandeira do Brasil.

Reprogramação

Inicialmente, o transporte aéreo tinha previsão de chegada para as 16h10 deste sábado (23). No entanto, a Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, informou que a aeronave teve uma reprogramação e pernoitará fora do país.

A Fraport anunciou, então, que o avião chegaria em Fortaleza às 13h deste domingo. Contudo, a empresa não contava com uma tempestade em Dacar, no Senegal, que impediu a aeronave de decolar, atrasando a chegada à capital cearense.

Da capital cearense, o avião segue rumo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). 

 Equipe de pilotagem do avião beluga é recepcionada pelos funcionários do Aeroporto de Fortaleza com a bandeira do Brasil. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

 

(G1/CE)

 

Postagens mais visitadas