Ciro é o 1º a oficializar candidatura ao Planalto, mas sem vice PDT

 Foto: (ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

O PDT oficializa nesta quarta-feira (20), em convenção nacional da sigla na sede do partido, em Brasília, a candidatura de Ciro Gomes (CE) à Presidência da República.

Ciro Gomes será o primeiro pré-candidato a presidente a ter a candidatura homologada. O calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o período entre 20 de julho e 5 de agosto para a realização das convenções partidárias que oficializam as candidaturas. 

Após a convenção, os partidos ficam aptos a registrar a candidatura no TSE, último passo para a oficialização do candidato. O prazo para isso se encerra em 15 de agosto.

Esta é a quarta vez que o ex-governador do Ceará concorrerá à Presidência. A campanha de Ciro Gomes afirma que a decisão pela escolha da primeira data do calendário para oficialização da candidatura foi tomada com o objetivo de “aproveitar ao máximo o período eleitoral” – as campanhas, porém, só poderão se iniciar em 16 de agosto. 

Vice

Sem aliança com outros partidos, o PDT ainda não definiu quem irá ocupar a vaga de vice-presidente na chapa encabeçada por Ciro Gomes.

O partido e a campanha trabalham com duas opções:

  • encaminhar, durante a convenção, o início das tratativas para a escolha de uma candidatura a vice-presidente do próprio partido;
  • ou adiar a escolha e o registro da candidatura no TSE para tentar negociar o ingresso de outras siglas em uma eventual coligação.

O edital de convocação da convenção nacional do partido prevê que os dois itens serão discutidos durante o encontro desta quarta (20).

A coligação consiste na união de dois ou mais partidos e possibilita às legendas, entre outros pontos, um incremento no tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio e mais recursos no fundo eleitoral. A aliança é permitida apenas para as eleições majoritárias — ou seja, para presidente, governador, senador e prefeito — e pode ser desfeita ao final do pleito.

Na primeira eleição pela sigla, em 2018, Ciro concorreu em aliança com o Avante. Neste ano, a sigla tem como postulante a presidente o deputado federal André Janones (MG), cuja candidatura deve ser oficializada no próximo sábado (23).

 

 

(g1)

Postagens mais visitadas