Concurso da Polícia Militar: Ceará deve divulgar edital com mil vagas até o fim do ano

 Aula inaugural do Curso de Formação de 2.415 aprovados no Concurso de Soldados da Polícia Mili...

Edital de concurso público para mil vagas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) deve ser concluído até o fim do ano. A informação é do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, que fez o anúncio durante entrevista nesta quinta-feira, 30, aos jornalistas Jocélio Leal, Raquel Chaves e Farias Júnior, das Rádios O POVO CBN e CBN Cariri.

Conforme Caron, o edital está em processo de licitação para a escolha da banca que deve ser responsável pelo concurso. Ele relata que o objetivo é divulgar o edital até o fim de 2022 e que o processo "está bem adiantado", afirma.

O gestor da SSPDS relembra que foi iniciada a formação de 2.415 policiais militares, no entanto, o novo edital deve abrir mais mil vagas.

O secretário ressaltou ainda que todos os profissionais passam por investigação social para ingressar nas forças de segurança. As áreas de inteligência verificam a vida pregressa dos aprovados e, se for comprovado algum envolvimento com situações ilícitas, há uma reprovação na fase da investigação social e a pessoa não entra na Polícia. "Não podemos colocar maçã podre dentro da Polícia", informa. 

 Caron falou sobre a pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e disse descordar da metodologia que apontou a cidade de São João do Jaguaribe como a cidade mais violenta do Brasil. Caron ressalta que a metodologia usada não foi adequada e que inseriu cidades com poucos habitantes. "Quem vai aceitar que é mais perigoso ir a São João do Jaguaribe do que para o Rio de Janeiro", afirma.

O secretário da segurança disse que há números positivos no Ceará e que esse mês de junho será o período com menor número de homicídios desde que ele assumiu a gestão da SSPDS. Ainda destacou que o Ceará tem aproximadamente mil prisões por mês e redução de homicídios no primeiro semestre e em relação a 2021.

Outro fator positivo citado por Sandro Caron é a criação do Comando de Prevenção de Apoio as Comunidades, que foi oficializada nesta quarta-feira, 29. A ideia é que o grupo de policiais atue em microterritórios, áreas com vulnerabilidade e possa garantir a segurança dos moradores.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas