Você está em: REGIONAL // Notícia de Fagner Freire // 1 de julho de 2022

 Centro Interativo de Ciências de Sobral funcionará na estrutura do Museu do Eclipse(foto: Divul...

Uma nova seção do Museu do Eclipse, em Sobral, na região Norte do Estado, foi inaugurada nessa quinta-feira, 30. Chamado de Centro Interativo de Ciências, a área conta com diversos equipamentos que promovem experiências dinâmicas, não se resumindo a mostras expositivas habituais de museus.

Na cerimônia de abertura, participaram a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho (PT), e secretários das administrações municipal e estadual. Os novos itens foram adquiridos em parceria com o Governo do Estado, pelo Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II).

Ao todo, são 26 equipamentos que promovem a educação e a divulgação científica. A ideia é apresentar conceitos complexos de forma que o público compreenda por meio da interação.

Um dos equipamentos é uma harpa a laser, sem fios. Conectada a um sintetizador de sons, é possível tocar músicas no instrumento, que detecta em que posição os dedos interromperam os feixes de luz correspondentes às cordas.

Há também experimentos com hologramas, e outros que apresentam áreas da Física como óptica, dinâmica dos fluidos, eletromagnetismo e gravidade. Alguns dos equipamentos foram importados da Alemanha, com investimento de mais de R$ 5 milhões.

 

 

(O Povo)

Caderno: REGIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire