Hidrolândia (CE): Após prisão, 'dezenas' de pacientes denunciam ginecologista por abuso durante atendimento

 Ginecologista Ricardo Teles Martins, 45 anos, foi preso por suspeita de abusar de pacientes em Hidrolândia, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal

O ginecologista Ricardo Teles Martins, 45 anos, foi preso no dia 7 de julho, no Bairro José Bonifácio, em Fortaleza, por suspeita de abusar de pacientes durante consultas na cidade de Hidrolândia, no interior do Ceará.

O g1 não localizou a defesa de Ricardo Teles para comentar sobre as acusações e a versão do médico.

Depois da repercussão do caso, "dezenas" de mulheres procuraram a Delegacia Municipal de Santa Quitéria, unidade responsável pelo caso, para denunciar o médico, de acordo com a Polícia Civil.

Como a polícia tomou conhecimento sobre os abusos do médico?

O caso veio à tona em maio deste ano, após a denúncia da técnica de edificações Carla Carvalho, 18 anos, que relatou em uma publicação na rede social que o médico fez perguntas eróticas, a agarrou e tentou pegar nas partes íntimas dela durante uma consulta em um posto de saúde.

No relato feito à época, Carla Carvalho disse que procurou a UBS Cosma Maurício da Silva, em Hidrolândia, no dia 3 de maio, com um quadro mastite, uma inflamação aguda nos seios, devido ao pós-parto e foi atendida por Ricardo Teles, o mesmo que fez seu parto.

Segundo Carla, Ricardo começou a fazer o procedimento nos seios dela, mas depois de um certo tempo passou a se encostar nela e fazer perguntas de cunho sexual e chegou a perguntá-la se poderia chupar os seios dela para parar o vazamento do leite.

Ainda de acordo com a técnica de edificações, ela estava na maca quando o médico começou o assédio, depois disso, ela se sentou em uma cadeira e o profissional tentou agarrá-la e pegar nas partes íntimas dela.

Após consegui fugir das investidas do ginecologista, a jovem disse que foi para casa bastante abalada e relatou o ocorrido para a mãe, que incentivou a fazer a denúncia. No dia seguinte ela procurou a Delegacia Municipal de Santa Quitéria e denunciou o caso.

Qual a quantidade de vítimas?

Com a repercussão da denúncia de Carla, outras duas mulheres também procuraram a polícia no dia 4 de maio e registraram um Boletim de Ocorrência contra o ginecologista.

Segundo a Polícia Civil, além das três mulheres, outras três vítimas procuraram a Delegacia Municipal de Hidrolândia e também denunciaram abusos praticados pelo ginecologista. Com isso, o número de vítimas de Ricardo Teles já chega a seis.

O ginecologista continuou trabalhando após as denúncias?

Após tomar conhecimento das denúncias pelas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Hidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, afastou Ricardo Teles dos atendimentos na unidade de saúde durante as apurações sobre o caso.

Na ocasião, o órgão divulgou uma nota de repúdio sobre qualquer ato de assédio ou importunação sexual.

Onde Ricardo foi preso?

O ginecologista Ricardo Teles foi preso no Bairro José Bonifácio, em Fortaleza, durante um cumprimento de mandado de prisão preventiva contra ele. Ele está em uma unidade prisional, à disposição da Justiça.

Ricardo foi autuado por qual crime?

De acordo com a Polícia Civil, o ginecologista foi autuado pelo estupro da paciente Carla Carvalho, a primeira a denunciá-lo. 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas