A tarifa da conta de luz no Ceará terá uma pequena redução nos próximos meses. A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira (12) a revisão da tarifa de energia elétrica da Enel Ceará, que atende 3,8 milhões de residências e empresas no estado. A redução média será de 3,01% e vale a partir de quarta-feira (13).
Em abril, a Enel havia anunciado um aumento de 24% na conta de luz dos clientes cearenses. O aumento no Ceará foi o maior do país. Em outros estados, houve inflação média de 18%.
A empresa, no entanto, fez cobranças acima do valor correto em contas de energia de anos anteriores. Para compensar a cobrança indevida, houve uma revisão na conta de luz.
De acordo com a agência que regulamenta os serviços de distribuição de energia, a redução ocorrerá da seguinte forma:
- 2,96% para os consumidores conectados em alta tensão (normalmente, empresas e indústrias);
- 3,02% para clientes com baixo consumo de energia (normalmente pequenas empresas e residências).
Revisão na tarifa da conta de luz
A devolução do valor cobrado a mais pelas distribuidoras de energia foi objeto de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. O objetivo foi frear os reajustes da conta de luz em ano eleitoral.
A mesma lei que autorizou a devolução dos valores obrigou a Aneel a aplicar os descontos nos reajustes tarifários anuais das distribuidoras de energia e a fazer uma revisão extraordinária no caso daquelas que já passaram pelo processo de reajuste em 202.
(G1/CE)