Temperatura média em Fortaleza fica acima de 30º em julho; especialista dá dicas de cuidados com exposição da pele ao sol

 Exposição excessiva ao sol pode causar problemas à pele e facilitar a aparição de doenças — Foto: Decon/ Divulgação

Com o fim da quadra chuvosa no Ceará no fim de maio, o período seco atrelado às altas temperaturas pode ser um fator prejudicial a longo prazo para quem se expõe de forma excessiva ao sol, e requer uma série de cuidados com a pele para evitar danos futuros. Em Fortaleza, por exemplo, o mês de julho de 2022 registrou temperatura média acima dos 30º, conforme monitoramento mensal do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

O dermatologista Murilo Cecílio dá dicas de como cuidar da pele, principalmente em períodos de secura tão característicos da região Nordeste. Os cuidados compreendem, por exemplo, a hidratação, a aplicação de protetor solar e a ingestão de alimentos saudáveis. Confira algumas dicas:

Hidratação

Dermatologista Murilo Cecílio dá dicas de como cuidar da pele em exposição ao sol.

Dermatologista Murilo Cecílio dá dicas de como cuidar da pele em exposição ao sol.

Entre os problemas mais comuns ocasionados pelo excesso de exposição ao sol estão o ressecamento da pele, queimaduras, manchas e até câncer.

"Para evitar todos esses problemas, é importante termos o hábito de passar o protetor solar. Tornar-se um hábito diário para o longo da vida. Manter sempre um na sua bolsa para realizar a reaplicação ao longo do dia. Importante passar de 2 a 3 vezes ao dia", explica o dermatologista.

"A atenção na hidratação da pele deve ser redobrada. Então uma dica importante na hora de escolher o hidratante mais adequado é observar o tipo de pele, se é oleosa, mista ou seca", orienta Cecílio.

O especialista aconselha ainda sempre verificar a composição do hidratante, dando preferência para aqueles que tenham na sua composição óleo de semente de uva e de amêndoas, que seria um hidratante que forma uma espécie de filme na pele, impedindo que a epiderme perca água por meio da evaporação, e aconselha também o uso de protetor labial.

"Importante lembrar também em razão do tempo seco, é indispensável muito hidratante labial, pois é muito comum ter os lábios rachados. Isso acontece porque o tecido do lábio possui uma camada mais sensível de queratina. Importante o uso de hidratante labial no dia a dia para evitar lesões", esclarece.

Banho

O especialista faz um alerta no que diz respeito ao hábito que muitas pessoas têm de tomar banho quente. No período em que há muita incidência de calor ele não é o mais indicado.

"O banho quente é um dos vilões contra a saúde da pele. Devido à temperatura da água ser muito quente, a oleosidade natural é retirada. Então a importância de atentar-se sempre a tomar banho com água fria ou morna e, após o banho, aplicação de hidratante", afirma.

Alimentação

Frutas cítricas têm antioxidantes que ajudam a preservar a pele. — Foto: Getty Images via BBC

Frutas cítricas têm antioxidantes que ajudam a preservar a pele. — Foto: Getty Images via BBC

Ter uma alimentação saudável é indispensável para a saúde o ano todo. Contudo, durante o período seco, alguns alimentos podem ajudar na hidratação da pele.

"É importante manter uma alimentação rica em antioxidante, como frutas, principalmente cítricas, que são fontes de vitamina C (laranja, limão, abacaxi). Alimentos como chia, linhaça, peixe, abacate entre outros, são ricos em Omega-3, que atuam como antioxidante e anti-inflamatórios", recomenda o especialista.

"Além disso a importância da hidratação com água de forma regular, isso vai fazer com que você forneça nutrientes para as células e mantenha a umidade da pele. Recomendado em média de 2 a 3 litros de água por dia", conclui. 

 

G1

Postagens mais visitadas