Crateús vai sediar a 33ª edição do 'Vem Passarinhar CE'

 

Entre os dias 5 e 7 de agosto, acontecerá o 33° Vem Passarinhar CE, evento que estimula a observação de aves, prática conhecida mundialmente como birdwatching (observação de pássaros). A ação faz parte do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa da Associação Caatinga (AC) com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O evento será realizado na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação gerida pela AC desde 2000, e contará com caminhadas pelas trilhas da reserva para observação e registros fotográficos de aves.

A Serra das Almas foi escolhida para receber o evento por ser um local de biodiversidade conservada e protegida. Com 6285 hectares de extensão, a área é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).

Além disso, a RNSA é abrigo para aquilo que mais interessa aos observadores de aves: uma fauna diversa e conservada. A área protegida pela equipe do No Clima da Caatinga abriga mais de 230 espécies de aves, muitas dessas ameaçadas de extinção e/ou endêmicas, ou seja, que só existem no bioma Caatinga.

A 33° edição do Vem Passarinhar CE é fechada para convidados e irão participar observadores de aves da região, pesquisadores, ornitólogos, jornalistas, guias e outros profissionais. Para o público externo que tenha interesse, é possível participar de um sorteio de uma vaga para o evento. As instruções de participação do sorteio estão no instagram da Associação Caatinga (@acaatinga) e do No Clima da Caatinga (@noclimadacaatinga).

Samuel Portela, coordenador técnico do No Clima da Caatinga, explica que um dos objetivos da iniciativa é “incluir, cada vez mais, a Reserva Natural Serra das Almas nos roteiros dos observadores de pássaros do meio nacional e internacional, além de apresentar esse paraíso da conservação para quem ainda não o conhece”.

A Associação Caatinga faz parte do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga) e uma de suas metas como articuladora é promover ações de educação ambiental e campanhas de combate à caça e ao tráfico destas aves. A Reserva Natural Serra das Almas possui, inclusive, um guia sobre as aves da região. O material pode ser adquirido por meio do site da instituição. (https://www.acaatinga.org.br/produto/guia-de-aves-rnsa/).

A RNSA dispõe de guias e está aberta para visitação todos os dias da semana. O agendamento da visita deve ser realizado com pelo menos quatro dias de antecedência, através do telefone (88) 3691.8671 ou e-mail: caatinga@acaatinga.org.br.

 

(Manuel Sales)

Postagens mais visitadas