Secretaria da Saúde recolhe lotes de dipirona que pode causar reações adversas em hospital de Fortaleza

 Secretaria da Saúde do Ceará recolheu dois lotes de dipirona endovenosa após suspeitas de reações em pacientes do Hospital Geral de Fortaleza. — Foto: Reprodução/Rede Globo

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recolheu dois lotes de dipirona endovenosa e suspendeu a aplicação do medicamento após notificação, no último sábado (3), de suspeitas de reações adversas em pacientes internados no Hospital Geral de Fortaleza. Não há óbito confirmado até o momento.

Conforme nota divulgada pela pasta nesta segunda-feira (5), foi aberta uma investigação com apoio da Vigilância Sanitária (Covis) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Além disso, as ampolas recolhidas serão analisadas.

Ainda segundo a Sesa, desde o ocorrido no fim de semana, não há registro de reações adversas ao uso de dipirona em outros lotes, além dos já retidos.

"Dessa forma, por ser um dos fármacos mais utilizados em unidades de saúde, o medicamento continua sendo administrados em pacientes dos hospitais da Rede Sesa", informou a Secretaria da Saúde.

De acordo com uma circular do Hospital Geral, o estoque de dipirona recolhido sob a supervisão dos farmacêuticos plantonistas da unidade pertencem aos lotes: DP22D145 e DP22G251C da Indústria Farmace.

Conforme o HGF, durante o recolhimento foi feita a computação do local de origem, quantidade de medicamentos e o número do lote, para posterior investigação.

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas