Após ser ameaçado em redes sociais, homem é morto

 Movimentação no bairro após o assassinato. Polícia Civil investiga o caso(foto: Enviado por l...

Um homem de 50 anos foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira, 30, no Conjunto Governador Tasso Jereissati, localizado no bairro Jardim das Oliveiras. Valcir Joaquim Coelho já vinha sendo ameaçados em redes sociais por criminosos. Ele, supostamente, seria liderança de uma organização criminosa que atua na região.

Valcir foi morto na entrada de um estabelecimento comercial localizada na avenida Um. Câmeras de vigilância mostram o que seria um suspeito do crime fugindo em uma moto. O homem, caracterizado como um entregador de aplicativo, chega a realizar um disparo para cima durante a fuga.

Nos últimos dias, circulavam em redes sociais ameaças contra Valcir. Uma das publicações traz uma foto da vítima com os dizeres "Decretado pelo o crime neutro Traidor Safado Conspirando a morte do Irmão [...]" (SIC). Neutros são como se identificam criminosos que pertenciam à facção Comando Vermelho (CV), mas romperam com a organização.

Valcir tinha antecedentes criminais por roubo e por tráfico de drogas. Ele aparece como réu em uma das fases da operação Gênesis, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPCE) com o objetivo de reprimir "grupo criminoso bem estruturado, o qual atuava em conjunto, de forma permanente e habitual para o exercício desembaraçado do narcotráfico em Fortaleza e Região Metropolitana, bem como fornecia informações valiosas ao comércio irregular de armas, munições e drogas".

Até a conclusão desta matéria, nenhum suspeito do crime havia sido preso. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

Após a morte de Valcir, moradores do bairro relataram a existência de um clima de tensão na região onde o crime ocorreu. Em redes sociais, passaram a circular supostas orientações feitas por criminosos a moradores por conta da possibilidade de estourar um conflito entre facções criminosas. Relatos obtidos por O POVO apontam um reforço no policiamento naquela região.

Em nota, a SSPDS afirmou que o bairro Jardim das Oliveiras é atendido por meio de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e da Força Tática (FT) do 19º Batalhão da PMCE. "O território em questão passou a contar com o reforço de mais viaturas do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), de viaturas do POG e da FT em pontos estratégicos do bairro", disse a pasta.

O Povo

Postagens mais visitadas