Nova pesquisa Ipespe sobre eleição no Ceará é divulgada; confira

 Urna eletrônica(foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Foi divulgada hoje, sábado, 1º de outubro, a última pesquisa Ipespe sobre as eleições no Ceará no primeiro turno. Elmano Freitas (PT) tem 39%; Capitão Wagner (União Brasil) tem 37% e Roberto Cláudio (PDT), 23% dos votos válidos. 

É a quinta rodada de pesquisa sobre as eleições no Ceará. O Ipespe trará números sobre as eleições para governador do Ceará, senador e presidente da República no Estado.

O Ipespe ouviu mil eleitores do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-07388/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral 9TSE) com o protocolo BR-02064/2022.

Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamento ou são perguntas com múltiplas alternativas de resposta.

Na pesquisa anterior do Ipespe para governador, feita entre 18 e 20 de setembro, Capitão Wagner (União Brasil) liderava com 37% das intenções de voto. Em segundo lugar estava Elmano Freitas (PT) com 28%. Em terceiro lugar estava o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tinha 19%. 

Para o Senado, Camilo Santana (PT) tinha 64%, Kamila Cardoso (Avante) aparecia com 17% e Erika Amorim (PSD), 3%.

Para presidente, no Ceará, Lula (PT) tinha 53% das intenções de voto, contra 24% de Jair Bolsonaro (PL) e 15% de Ciro Gomes (PDT).

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

O Povo

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