Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba

 Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba em Canindé

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde desta quinta-feira (20), um cachorro que caiu em uma cacimba, na localidade de Boa Esperança, zona rural de Canindé. Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

Os bombeiros militares foram acionados por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), recebeu o chamado do proprietário do sítio. De imediato, os bombeiros lotados na 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ª Cia/3º BBM), do Quartel de Canindé, se deslocaram até o endereço informado para prestar o socorro.

O resgate

No local, a equipe constatou que o animal havia caído em uma cacimba de alvenaria, com cerca de 15 metros de profundidade. De acordo com o proprietário do sítio, o cachorro que atende pelo nome de Toby.

De acordo com o Senhor José, “a cacimba fica no terreno de sua casa, como também, a água da cacimba é utilizada para irrigação da propriedade”, esclareceu o proprietário do terreno e tutor do Toby.

“Para o resgate do cão, foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé, um conjunto de moitões, corda e mosquetões”, explicou o subtenente Francisco da Silva Viana, comandante do socorro. O bombeiro militar informou que esse sistema permitiu a descida controlada do bombeiro, que usava um cinto paraquedista, e seu posterior içamento junto com o cão à terra firme de modo seguro e controlado.

Após o resgate, o proprietário recebeu o Toby ileso, apesar da queda de 15 metros na cacimba que contém água.

Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba em Canindé

Prevenção

O Corpo dos Bombeiros recomenda que, por prevenção, os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

No ano de 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 5.217 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, (2021) esse número de salvamentos aumentou para 6.252 animais. Contudo, este ano, (2022), no período de janeiro e setembro, foram resgatados 8.783 animais.

Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba em Canindé

Por fim, a guarnição que resgatou o Toby foi composta pelo subtenente Viana, sargento Roosevelt, soldado Vieira, sodado R. Costa e SD Gleyson.



(Corpo de Bombeiros do CE)

Postagens mais visitadas