Eleito governador do Ceará, Elmano diz que espera contar com apoio do PDT na Assembleia

 Elmano de Freitas diz que deve contar com apoio do PDT na Assembleia Legislativa  — Foto: André Teixeira/g1

Eleito governador do Ceará no primeiro turno das eleições neste domingo (2), o petista Elmano de Freitas disse em entrevista ao CETV 1ª edição que espera contar com o apoio do PDT na Assembleia Legislativa. O PDT foi o partido que mais elegeu deputados estaduais no Ceará, com 13 nomes na Assembleia Legislativa, e rompeu com a aliança de Elmano antes da campanha eleitoral. Já o PT elegeu oito deputados.

"Não tenho nenhuma dúvida sobre os candidatos do PDT, pelo projeto que nós apresentamos no Ceará. É uma questão de coerência até. Nós construímos um projeto quando o nosso governador Camilo estava à frente do estado e nós temos muita compreensão comum. O avanço da educação em tempo integral, o avanço da interiorização da saúde, das ações para gerar emprego no Ceará... Eu tenho absoluta convicção de que isso se consolidará com a maioria na assembleia porque sei do compromisso que esses parlamentares tem com esse projeto com o desenvolvimento do Ceará", disse Elmano.

O PT e o PDT tiveram um rompimento de aliança no início da campanha eleitoral por divergência na escolha de candidato ao governo estadual. O PT esperava a escolha de Izolda Cela para a disputa, mas o PDT escolheu Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza.

Elmano foi eleito governador do Ceará com 54,02% dos votos válidos. O segundo candidato mais votado foi Capitão Wagner, do União Brasil, que teve 31,72% dos votos válidos. Roberto Cláudio teve apenas 14,14% dos votos e não venceu em Fortaleza, cidade em que ele foi prefeito por oito anos.

Trabalho a ser realizado

Elmano reconheceu o trabalho feito por Camilo Santana, ex-governador do Ceará por dois mandatos, e enfatizou sobre a importância da continuidade. Ele também disse ter esperança da vitória de Lula para a presidência do Brasil.

"Muita coisa foi feita, escolas em tempo integral, interiorização da saúde, mas muita coisa precisa ser feita. Eu acho que a opinião do nosso povo que apresentou na urna é essa de que nós vamos avançar as políticas públicas no Ceará, seja na área de esgotamento sanitário, com um projeto que nós estamos realizando de garantir a universalização da região metropolitana de Fortaleza, do Cariri, a dificuldade do nosso povo de emprego e renda e a nova economia que nós vamos construir no Ceará de energia renovável, da garantia de formação de jovens. Tenho esperança muito grande que nós vamos eleger o Lula para a gente ter essa integração de força aqui do nosso governo do estado com o governo federal", comentou o governador eleito.

 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas