Morre estudante baleado por colega com arma de CAC em escola no Ceará

 

Júlio César foi baleado por outro aluno na escola onde estudavam em Sobral, no Ceará. — Foto: Arquivo pessoal


O estudante Júlio César de Souza Alves, 15 anos, baleado dentro da escola Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral, morreu na noite deste sábado (8). O óbito foi confirmado em nota de pesar divulgada pela instituição de ensino. Ele e outros dois colegas foram atingidos em sala de aula por tiros disparados por um outro aluno na quarta-feira (5).

"Nesse momento de dor, a EEMTI Prof. Carmosina F. Gomes se solidariza com todos os familiares, amigos e comunidade escolar e expressa as mais sinceras condolências", diz o texto.

O paciente estava na Santa Casa de Misericórdia de Sobral desde a quarta-feira (5), quando ele e outros dois estudantes foram feridos a tiros. Desde esta sexta-feira (7), o jovem estava com quadro irreversível de saúde — havia a suspeita de que o jovem sofrera morte encefálica, mas ele passava por exames para confirmação do estado. Os outros adolescentes atingidos já receberam alta.

A governadora do Ceará, Izolda Cela, lamentou a morte de Júlio César. "Recebi, com profundo pesar, a notícia da morte do nosso estudante Júlio César de Souza Alves, de 15 anos, baleado após discussão na EEMTI Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral, na última quarta-feira. Meus sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor", postou a gestora nas redes sociais.

O jovem detido alegou, em depoimento a polícia, sofrer bullying dos colegas. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que a arma utilizada nos disparos pertencia a uma pessoa com registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Inicialmente a polícia havia informado que o dono da arma era pai do jovem, porém a pasta negou o fato, acrescentando ter ouvido o pai e o proprietário do armamento.

O atirador, de 15 anos, estuda na mesma sala de aula das três vítimas, que cursam o 1º ano do ensino médio. O aluno havia ido para a aula no horário normal, levando livros e material escolar. O vigilante da escola não percebeu que ele estava com arma escondida sob o uniforme escolar. Por volta das 10h, ele fez os disparos que atingiu os colegas de sala.

Aluno sendo socorrido após ser baleado por colega em escola de Sobral, no interior do Ceará — Foto: Reprodução

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lamentou o ocorrido e informou que a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, responsável pela região, adotou imediatamente as providências necessárias para socorro das vítimas e acionamento do trabalho policial.

Ainda conforme a secretaria, a pasta tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos. 

G1

Postagens mais visitadas