'Potencialmente catastrófico', furacão Roslyn se aproxima da costa mexicana

 

Imagem de satélite mostra o furacão Rosley sobre o Oceano Pacífico se aproximando da costa do México neste sábado (22) — Foto: NOAA/GOES via AFP


O furacão Roslyn, que se intensificou em poucas horas para a categoria 4 na escala Saffir-Simspon, dirigia-se neste sábado (22) para a costa mexicana do Pacífico, aonde deve chegar na manhã deste domingo (23).

Um furacão de grande intensidade é classificado acima da categoria 3 e é considerado potencialmente catastrófico.

O fenômeno registrava ventos constantes de 215 km/h às 15h GMT (12h no horário de Brasília), a cerca de 240 km do porto de Manzanillo, oeste do México. O Roslyn avançava a 13 km/h em direção ao norte-noroeste, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O furacão perderia força à medida que se aproximasse da costa, mas "espera-se que esteja próximo ou permaneça sendo um furacão maior quando tocar a terra, no domingo", acrecentou o NHC.

Segundo a previsão do NHC, Roslyn poderia chegar à costa do estado mexicano de Nayarit na manhã deste domingo. Essa é uma região onde comunidades pesqueiras estão localizadas.

A passagem do fenômeno afetará outros estados da costa do Pacífico, principalmente Jalisco, Colima (oeste) e Sinaloa (noroeste), onde um alerta preventivo para os efeitos do furacão foi decretado.

Roslyn se formou na noite de sexta-feira (21) e passou a provocar fortes chuvas e ondas altas nos estados litorâneos. "As chuvas causadas por esse sistema podem gerar deslizamentos de terra, aumento do nível dos rios e córregos, transbordamentos e inundações", alertou o Serviço Meteorológico do México.

Autoridades dos estados costeiros, especialmente Nayarit, já preparavam abrigos para receber os habitantes das áreas vulneráveis. "É mantida uma zona de prevenção dos efeitos do furacão desde Playa Pérula, Jalisco, até El Roblito, em Nayarit", acrescentou o Serviço Meteorológico Mexicano. 

 

G1

Postagens mais visitadas