Enem digital 2022: prova não é feita de casa; como funciona e o que levar

 Enem digital é aplicado em salas com computadores, como os mostrados na foto. — Foto: Milca de Oliveira

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro, mesmas datas do exame impresso. Embora já esteja na terceira edição, muita gente ainda tem dúvidas sobre o modelo e uma das mais recorrentes é: afinal, o participante pode fazer a prova de casa?

Não pode! O exame é feito no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional.

"Os alunos que vão fazer a prova digital devem se preparar da mesma forma que aqueles que vão fazer a versão impressa. A prova é feita em um polo indicado pelo Inep, com equipamentos preparados para isso", explica Letícia Flores, professora de Redação da edtech Stoodi.

"Além disso, as questões serão as mesmas, a duração, também e até o tema da redação, que foi diferente no ano passado, a partir deste ano também será igual", completa a especialista.

Outra dúvida que pode acometer os estudantes é que, por ser uma prova digital, não seria necessário levar caneta. Correto? Errado!

"Os alunos não podem esquecer de levar uma caneta preta. Parece bobagem, mas é preciso lembrá-los sempre: leve uma caneta preta [fabricada em material transparente]. A prova é respondida no computador, mas a redação é manuscrita e o aluno também pode precisar fazer cálculos. Como o uso do lápis é proibido, é indispensável levar uma caneta", explica Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Colégio e Curso Objetivo.

E se der algum problema no computador na hora do exame? O Inep prevê algumas situações em que o candidato pode pleitear a reaplicação da prova. Nesse caso, terá que ficar comprovado que o problema causou prejuízo ao participante.

O Enem digital é exclusivo para quem vai concluir o ensino médio em 2022 ou já concluiu a etapa. Ou seja, não dá para fazer a modalidade como "treineiro". Das 101.100 vagas disponíveis para a edição digital neste ano, 65.066 foram preenchidas, segundo o Inep.

Confira o que pode e o que não pode no Enem Digital:

Data e local das provas

As provas serão aplicadas nos mesmos dias e horários da versão impressa: 13 e 20 de novembro, a partir das 13h30 (Veja mais detalhes sobre os horários ao final desta reportagem)

O local do exame será informado pelo Inep no cartão de confirmação de inscrição que será divulgado em https://enem.inep.gov.br/participante/.

A aplicação será realizada em 99 municípios brasileiros. Confira no mapa abaixo:

Como é a aplicação

  • Sala monitorada: Cada candidato terá acesso a um computador no local indicado no cartão de confirmação de inscrição. As salas serão monitoradas por aplicadores.
  • Sem internet: O equipamento não terá acesso à internet, nem permitirá a leitura de CD ou pen drive, nem a abertura de arquivos em Word, por exemplo.
  • Senha de acesso exclusiva: Para acessar o sistema, o aluno precisará de uma senha de acesso exclusiva que será entregue antes do início da prova. Em pausas de banheiro, o equipamento será bloqueado e o desbloqueio só será possível com a senha.
  • Segurança: As medidas acima têm como objetivo impedir que o candidato cole - aquele que for flagrado burlando as regras terá a prova anulada.
  • Fim da prova: Para finalizar a prova, o aluno terá que seguir três passos: 1 - clicar para finalizar prova; 2 - confirmar a opção de finalizar; e 3 - inserir a senha de acesso para entregar a prova. Essa etapa não poderá ser revertida.

Estrutura das provas

A estrutura da prova é a mesma da do exame impresso: quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. As provas são organizadas em quatro ordens diferentes, a exemplo do sistema de cores da versão impressa.

13 de novembro (domingo):

  • 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias (sendo 5 de inglês ou 5 de espanhol - o candidato tem que responder as questões referentes ao idioma escolhido no ato da inscrição);
  • 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias; e
  • redação no formato dissertativo-argumentativo.

20 de novembro (domingo):

  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias.

Gabarito

Assim como o caderno de questões, o gabarito oficial da prova também é digital. Para preencher o gabarito, o candidato deve clicar no próprio caderno de questões e marcar a alternativa que considerar correta. A resposta poderá ser editada até o final da prova. A última resposta é a que valerá.

O gabarito parcial ficará disponível no sistema durante todo o tempo de prova. Quando terminar o exame, o aluno deve confirmar a conclusão da prova para ter acesso ao gabarito final.

O candidato receberá também uma folha com o gabarito impresso, que servirá apenas para transcrever as respostas e levá-las para casa. Isso pode ser útil para fazer depois a correção quando o gabarito oficial for divulgado pelo Inep. Neste caso, é preciso ficar no local de aplicação até os 30 minutos finais de prova.

Redação

Apesar de as questões serem respondidas digitalmente, a redação deve ser manuscrita, escrita com caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

A folha de redação será entregue para o candidato no início da aplicação. Não há folha reserva. Portanto, não deve haver rasura.

Neste ano, pela primeira vez desde a implantação do Enem Digital, o tema da redação será o mesmo da prova impressa, segundo o Inep.

Folha de rascunho

Já que não terá o caderno de questões impresso, o candidato também receberá uma folha para fazer o rascunho da redação e os cálculos que achar necessários para a resolução das questões.

Quem pode solicitar a reaplicação

Caso não possa fazer o exame no dia marcado, o edital do Enem Digital prevê algumas situações que permitem ao participante solicitar a reaplicação, em uma data ainda a ser divulgada. São elas:

  • Problemas logísticos durante a aplicação das provas, como desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante;
  • Diagnóstico de doença infecciosa na semana anterior aos dias de prova, como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

ATENÇÃO: o candidato que tiver problema no primeiro dia de prova deve comparecer no segundo dia e realizar o exame normalmente e solicitar a reaplicação apenas para o dia que perdeu.

O que levar no dia da prova:

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • álcool em gel;
  • máscara extra (o uso só não é obrigatório em local que liberou o uso em ambientes fechados);
  • caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
  • cartão de confirmação de inscrição;
  • lanche;
  • água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo);

O que pode e o que não pode levar no dia da prova do Enem?

O que pode e o que não pode levar no dia da prova do Enem?

O que não é permitido levar na prova:

  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico (devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado);
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Cronograma dos dias de prova

  • Dias de prova: 13 e 20 de novembro
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Para sair com gabarito no 1º dia: 18h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Para sair com gabarito no 2º dia: 18h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

G1

Postagens mais visitadas