Vírus misterioso e fatal transforma pombos em 'zumbis' magros com pescoço retorcido

 https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/image/contentid/policy:1.3293772:1666833928/Aves.jpg?f=16x9&h=720&q=0.8&w=1280&$p$f$h$q$w=85dd2a0

Um santuário de pássaros, localizado na ilha de Jersey, alertou que um vírus misterioso tem transformado pombos em "zumbis". Por conta da doença "viral e fatal", algumas aves foram sacrificadas, conforme o jornal britânico The Mirror.

O vírus foi identificado como "paramixovírus de pombos", sendo também conhecido como PPMV ou Doença de Newcastle.

Dentre as reações causadas nos animais, estão danos aos sistemas neurológicos, que afetam a capacidade de voar e controlar o corpo. Os bichos também começam a andar em círculos, perdem peso e ficam com o pescoço retorcido. Além disso, as fezes ficam esverdeadas. 

Vírus não pode ser transmitido para humanos

Apesar da gravidade para animais, o vírus não pode ser transmitido para humanos. De acordo com o Metrópoles, citando o The Mirror, alguns humanos tiveram conjuntivite após ter contato com pombos infectados. 

“É uma doença de notificação obrigatória em aves de cativeiro [o que significa que os casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades], mas não em aves selvagens”.

Porta-voz na ilha de Jersey.

O porta-voz ainda detalhou que a doença não tem tratamento e as aves morrem em poucos dias. “A doença é extremamente infecciosa e se espalha por fezes e outras secreções. O vírus pode sobreviver por mais tempo nos meses mais úmidos e frios, o que significa que grupos de casos são mais comuns nesta época do ano”, disse.

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas