'Açude Lontras' em Ipueiras deverá ser uma das primeiras obras do governo Lula em 2023

 

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) revelou que o presidente eleito Luiz Inácio da Silva (PT) pediu a ele e ao senador eleito Camilo Santana (PT) indiquem três novas grandes obras de infraestrutura para investir no Ceará. A declaração foi feita em entrevista ao Jogo Político nesta terça-feira, 22.

As três obras seriam empreendimentos prioritários do Governo Federal para o Ceará. Quando questionado sobre quais seriam, Elmano afirmou que pretende antes ouvir a sociedade cearense e o setor empresarial sobre o que desejam. Porém, já possui algumas ideias em mente.

O governador eleito citou uma estrada duplicada que cortaria o Ceará de norte a sul. Poderia ser uma duplicação da BR-116 e passando pela Estrada do Algodão até o Cariri.

“Isso ficaria meio que ao lado da Transnordestina e nos permitiria discutir porto seco, que pode estar no Cariri e na região do Sertão Central. Com isso, dá para aproveitar nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e, assim, facilitar um projeto de atração de empresas para criar emprego para o nosso povo”, completou o futuro gestor do Executivo federal.

Um segundo empreendimento seria uma obra hídrica no Açude de Lontras, em Ipueiras, uma das regiões mais secas do Ceará. Trata-se, conforme Elmano, de um projeto muito desejado pela população do sertão.

“Deve custar de R$ 600 milhões a R$ 700 milhões para fazê-lo e é uma obra muito importante para a segurança hídrica da região. Inclusive, abre uma nova fronteira agrícola de possibilidades de geração de renda para a população daquela região. Mas eu quero ouvir o setor produtivo cearense, quero ouvir os investidores”, apontou.

Vale ressaltar que durante visita ao município de Nova Russas em outubro durante as eleições,  o governador eleito Elmano de Freitas também já havia reafirmado o compromisso da obra do açude Lontras após ser também questionado pelo radialista Jucelino Araújo da emissora de rádio VOX FM de Ipueiras.

Elmano falou que as obras estão sendo discutidas e, no momento adequado, serão leva...
Elmano falou que as obras estão sendo discutidas e, no momento adequado, serão levadas ao presidente eleito, Lula. (foto: THAÍS MESQUITA)

A terceira ideia é implantação de uma política de energia solar no Estado. “Tenho convicção de que a energia solar pode ser uma nova fonte de renda para muita gente no Ceará. Praticamente todo o nosso Ceará tem uma grande capacidade de produção de energia solar”, argumentou.

Porém, Elmano comentou sobre o problema das pessoas não terem nem informação e nem capital para colocar esse negócio e, por isso, a importância de parcerias que auxiliem o projeto.

“Se nós tivermos a iniciativa de uma grande parceria com o BNDES, com o Banco do Nordeste, para capacitar e financiar esse negócio, podemos ajudar os agricultores a se transformarem em investidores e produtores de energia. Ali pode dar uma grande geração de renda para o povo cearense”, destacou o governador eleito.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas