Close de boca de crocodilo em Cuba ganha prêmio de fotos de mangue

Close de boca de crocodilo em Cuba ganha prêmio de fotos de mangue  — Foto: Tanya Houppermans
Foto: Tanya Houppermans

 

Em seu oitavo ano, este concurso organizado pelo Mangrove Action Project visa mostrar as relações entre vida selvagem, comunidades costeiras e as áreas de mangue.

Além disso, procura expor a fragilidade desses ecossistemas únicos, tanto acima quanto abaixo da água.

O Jardines de la Reina é um arquipélago na costa de Cuba e é um local protegido desde 1996. É um dos ecossistemas marinhos mais intocados do mundo.

"A população saudável de crocodilos se deve à condição intocada dos manguezais, e eu queria capturar closes desse gigante gentil em seu habitat natural", disse Houppermans, a vencedora.

"Espero que esta imagem consiga mostrar que proteger áreas como esta é fundamental."

Os manguezais representam uma proteção importante contra as mudanças climáticas: 4 mil metros quadrados de florestas de mangue absorvem quase a mesma quantidade de dióxido de carbono que a mesma área de floresta amazônica.

Essa vegetação também protegem as costas da erosão à medida que as tempestades se tornam mais frequentes.

"O Mangrove Photography Awards tornou-se uma plataforma para intrigar as pessoas sobre o magnífico papel ecológico que os manguezais desempenham em nossas vidas", disse o juiz Dhritiman Mukherjee.

Octavio Aburto, outro juiz, acrescentou: "As imagens deste ano capturaram nossa imaginação... Elas nos dão esperança e iluminam um futuro positivo para os ecossistemas de mangue." 

 

(G1)

Postagens mais visitadas