Cobra mais venenosa do Brasil é resgatada em Itaitinga

 Cobra mais venenosa do Brasil é resgatada em Itaitinga

Cobra mais venenosa do Brasil é resgatada em Itaitinga. Na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado.

O Corpo Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou o resgate, na noite desta quinta-feira, (17), de uma cobra coral verdadeira (venenosa). O resgate ocorreu em Itaitinga. A princípio, este animal é considerado a mais venenoso do Brasil, foi localizada dentro de casa, no bairro: Barrocão, em Itaitinga, a cerca de 28,1 km de Fortaleza.

A saber, os bombeiros militares foram acionados por volta das 19 horas, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

De acordo com o subtenente Evaldo Luis Tomás de Oliveira, “o procedimento preventivo não foi adequado, pois devemos sempre manter distância de animais silvestres. Principalmente quando há crianças e animais domésticos na residência”, esclareceu o comandante do socorro. “Ao chegarmos no local a cobra já estava capturada em um balde, colocamos a cobra por ser venenosa (coral) em um vasilhame deixado e levamos para o bravo 9.

Assim como, a ação contou com equipamentos de proteção individual e de resgate de ofídios. Após ser localizada, a cobra, considerada a mais venenosa do Brasil, foi devolvida ao habitat natural, em uma área de proteção ambiental. Conforme orientações do Núcleo Regional de Ofiologia (Nurof). Considerando que os animais silvestres são protegidos por Lei Ambiental, o local mais adequado a soltura é em ambiente de proteção ambiental próximo a água e, longe das pessoas e residências.

Por fim, atuaram na ocorrência: subtenente Evaldo, sargento Diego, soldado Levi e soldado Rocha, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 06 (ABTS 06). Da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia|2ºBBM) – Quartel de Horizonte.

CBMCE resgata cobra coral

Prevenção

Apesar do veneno potente, as cobras corais verdadeiras têm um temperamento e anatomia que minimizam as chances de acidentes: menos de 1% dos acidentes ofídicos notificados em todo o Brasil. Ainda assim, os bombeiros militares recomendam manter distância, isolar o local, e acionar a corporação pelo número 193.

O perigo da picada dessa cobra é o veneno causar parada respiratória e posterior morte. “A sorte é que, no Ceará, a coral verdadeira normalmente é defensiva, raramente ataca, não caça animal de sangue quente e vive mais escondida no solo”, informa o CBMCE.

A cobra resgatada tem cerca de 40 cm, mas seu veneno é potente e mortal.

Por isso, mantenha-se sempre distante de animais silvestres.

Caso tenha sofrido ataque, procurar imediatamente socorro de urgência. A unidade especializada referência no Ceará é o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto Doutor José Frota (IJF – Centro).

Outras espécies

Por outro lado, serpentes como a jararaca e a cascavel também inspiram alerta. As cobras do gênero Bothrops (jararacas) respondem por aproximadamente 90% dos acidentes do País. “São serpentes de maior porte, maior ângulo de abertura bucal e dentes mais especializados, que utilizam o bote como mecanismo de defesa, além de poderem ser encontradas em áreas urbanas”, acrescenta.

Sem tratamento, o risco de morte após a picada da cascavel chega a 70%, enquanto o índice da jararaca é 30%. “Durante a quadra chuvosa, a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais devido à maior incidência de seu principal alimento, o rato”, conclui com o alerta o CBMCE.

 

(CBMCE)

Postagens mais visitadas