Ex-líder chinês Jiang Zemin morre aos 96 anos

 esta é uma imagem de Jiang Zemin

O ex-líder chinês Jiang Zemin faleceu, nesta quarta-feira (30), aos 96 anos. O anúncio do falecimento foi feito pela agência estatal de notícia Xinhua.  

Jiang assumiu o poder após a repressão da Praça Tiananmen (Paz Celestial) e levou o país de maior população do mundo a emergir como uma potência global. O ex-líder foi um dos responsáveis pela transformação do país do final dos anos 1980 até o início do século XXI. 

"Jiang Zemin morreu vítima de leucemia e falência múltipla de órgãos em Xangai às 12h13 de 30 de novembro de 2022, aos 96 anos", afirmou Xinhua. 

China

Quando Jiang sucedeu a Deng Xiaoping como líder, em 1989, a China ainda estava na primeira etapa de sua modernização econômica.  

Ele deixou o cargo de presidente em 2003, quando o país ainda era membro da Organização Mundial do Comércio (OMC). À época a China havia acabado de conquistar o direito de organizar os Jogos Olímpicos de 2008 e avançava para assumir o papel de superpotência.  

Analistas afirmam que Jiang e seu grupo conhecido como "Shanghai Gang" continuaram a influenciar a política do regime comunista por muito tempo após sua saída do poder. 


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas