Jogos Escolares Brasileiros são abertos com mais de 5 mil atletas

 Os ministros da Cidadania, Ronaldo Bento, e da Educação, Victor Godoy, na abertura dos Jogos Escolares Brasileiros 2022 (JEBs 2022),  na Arena da Juventude, em Deodoro.

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022 foram abertos no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (3). A cerimônia foi realizada na Arena da Juventude, no Complexo Esportivo de Deodoro, com as presenças dos ministros da Cidadania, Ronaldo Bento, e da Educação, Victor Godoy, além de ex-atletas olímpicos brasileiros.

O evento é voltado para atletas de 12 a 14 anos e segue até o dia 14 de novembro, realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Nesta primeira semana, os estudantes-atletas de ginástica artística, judô, caratê, taekwondo, xadrez, basquete, futsal e vôlei de praia começam a disputa pelas medalhas. Esta edição do JEBs reúne 5.646 atletas das 27 unidades da federação. A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania estabeleceu um termo de fomento com a CBDE no valor de R$ 15,9 milhões para garantir as passagens aéreas necessárias.

Os JEB’s reúnem competições de 17 modalidades: badminton, ginástica artística, ginástica rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, caratê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. Também serão realizadas provas de atletismo paralímpico e demonstradas disputas de surfe, skate e break dance.

De 1976 a 2004, foram realizadas 18 edições dos JEB’s e, depois de 17 anos, o evento voltou a ocorrer em 2021 com a participação de 5.114 estudantes-atletas, sendo 2.563 meninas e 2.551 meninos de 12 a 14 anos.

O ministro da Cidadania destacou o a importância dos JEBs para a formação esportiva brasileira, principalmente para os jovens estudantes, que têm a oportunidade de desenvolver um contato mais próximo com o esporte.

“É fundamental o esporte como ferramenta de inclusão social, que traz transformação na vida de crianças e adolescentes. Vai contribuir na formação de cidadãos brasileiros. É este o nosso propósito. Para além das medalhas que serão conquistadas aqui, é o que o esporte ensina. Vai deixar de legado nesses meninos e meninas aqui presentes, deixando o espírito de disciplina, espírito de equipe e superação”, disse Bento.

O ministro da Educação ressaltou que ensino e esporte andam juntos na formação de estudantes, de maneira complementar, atuando para despertar valores que se somam na vida de cada um.

“O esporte faz parte da formação do cidadão e nós precisamos fortalecer o ensino e a prática do ensino do esporte na escola. Precisamos revisar o nosso currículo, colocar isso com mais força. A realização dos JEBs resgata essa integração da escola com o esporte e traz valores como liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Quando aliados à educação, formam um cidadão mais completo”, disse Victor Godoy.

O canal da CBDE no Youtube  vai transmitir os eventos ao vivo e o acesso do público aos locais de disputa é gratuito. São três sedes. No Parque Olímpico da Barra, serão usadas as estruturas das Arenas Cariocas 2 e 3, do Velódromo, do Centro Olímpico de Tênis e da Via Olímpica. As outras sedes são a Universidade da Força Aérea (Unifa) e a Arena da Juventude, no Completo Esportivo de Deodoro.

 

 

 (Agência Brasil)

Postagens mais visitadas