Lei que permite jovens viajarem de graça pelo País é validada pelo STF; veja como conseguir

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUzGji-VVZzOVY9Gw3euMsnfKXnJid3pbmAM8sMi3xbp_RHaeROM_ucJZ0-cqljyObl0FOZbmQskMQITKSwb1ZboI8PCLJRRHFj3ahs0aPDLDJ8-0kaUGBrTqJpq7J7v83p8GEwVDzjkkOpT44y0EYQX1M9JhXdoA6pRLiU3x63XZ6FirEp2e6AP48/s598/73cf9bfbd7e4b362d9b1001c6519d113.jpeg

 

A lei que permite a jovens com idade entre 15 a 29 anos viajar de graça de um estado a outro do Brasil é constitucional, conforme decisão unânime dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A norma obriga a reserva de duas vagas gratuitas, e outras duas com 50% de desconto, em cada veículo destinado ao transporte coletivo interestadual para pessoas de baixa renda nessa faixa etária, ou seja, com renda familiar de até dois salários-mínimos.

Os ministros do STF entenderam que a gratuidade garante a esse grupo o direito ao transporte e o acesso a outros direitos fundamentais como educação, saúde, trabalho e lazer, conforme entendimento do relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5657), ministro Luiz Fux.

O direito previsto no Estatuto da Juventude regulamentado pelo Decreto 12.852/13. Para obter o benefício, o interessado deve ter uma identidade jovem, que pode ser gerado no aplicativo ID Jovem e ou pelo site do programa.

As famílias dos interessados também devem ser inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. O Número de Identificação Social (NIS), com 11 dígitos, permite o acesso ao site e ao aplicativo para emitir a ID Jovem. 

Para conseguir uma passagem interestadual gratuita, o interessado deve fazer uma reserva, no mínimo, três horas antes da viagem. Caso a empresa se recuse a fornecer a passagem gratuita, o usuário poderá fazer uma reclamação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que mantém postos em muitas rodoviárias. Mas as denúncias também podem ser feitas pelo telefone 166.

(FM Atitude)

Postagens mais visitadas