Roberto Guilherme, o Sargento Pincel de 'Os Trapalhões', morre aos 84 anos

 https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/image/contentid/policy:1.3299345:1668099011/pincel.JPG?f=16x9&h=720&w=1280&$p$f$h$w=aebe3cb

O ator Roberto Guilherme, de 84 anos, conhecido pelo papel de 'Sargento Pincel' em 'Os Trapalhões', da TV Globo, morreu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A confirmação do falecimento foi feita pela família do artista e por Lílian Aragão, mulher do ator Renato Aragão. 

O ator e humorista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo familiares, ele já estava em tratamento contra um câncer há alguns anos. 

Sargento Pincel

Mesmo com uma carreira longa na televisão, o papel de 'Sargento Pincel' acabou sendo o mais conhecido dos trabalhos dele. Nos Trapalhões, o ator contracenava com o 'Soldado 49', feito por Renato Aragão, e teve a careca como marca registrada na época. 

Carreira

Edward Guilherme Nunes da Silva, nome de batismo do ator, nasceu em Ladário, Corumbá (MT), no dia 25 de agosto de 1938. Ele viveu até os 8 anos na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e se mudou para o Rio de Janeiro em seguida.  

Na vida, teve relação íntima com o futebol, já aos 14 passou a jogar profissionalmente como ponta-esquerda no Vasco da Gama. Logo depois, se alistou no Exército e virou paraquedista, mas não abandonou o futebol e passou a integrar a Seleção Brasileira Militar de Futebol.

Anos depois, ainda no Exército, escreveu uma peça de teatro amador no Olaria Atlético Clube, na Zona Norte do Rio. Com a falta de um dos atores, ele precisou fazer uma substituição, foi visto por um produtor e acabou convidado para trabalhar na TV Rio.

Em 1963, o artista foi contratado pela TV Excelsior e, por lá, conheceu Renato Aragão. Pouco tempo depois, já em 1965, também ao lado de Dedé Santana, ele começou a fazer parte do elenco fixo de 'Adoráveis Trapalhões'.

O papel do Sargento Pincel surgiu, inclusive, pela primeira vez na TV Record, no programa 'Quartel Do Barulho', em 1966. 'Os Trapalhões' só apareceriam em 1975, com a formação original.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas