Criança de sete anos com aneurisma doa cabelo para pacientes em tratamento contra câncer

A família, o cabeleireiro e a assistente social envolvidos na doação em Sobral, no Ceará. — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

A dona de casa Claudia Barbosa decidiu cortar o cabelo da filha, Maria Clarice, de sete anos, para doar às crianças que fazem tratamento contra câncer na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na região norte do Ceará. A doação foi motivada pela experiência da família no hospital, já que Clarice é acompanhada por conta de um aneurisma cerebral.

"Como a gente passa muito tempo lá, a gente vê um monte de casos, então decidi fazer essa doação", explicou.

"Eu nunca tinha mexido no cabelo dela, ficava só cuidando. Eu pensava em não cortar, só para doar, porque eu queria doar para a Santa Casa, que é onde ela foi tratada do problema dela. Eu via as crianças pacientes de câncer e pensava em doar", disse.

Claudia, que é mãe de cinco filhos, explicou que a relação da família com o hospital começou quando Clarice tinha oito meses — época em que ela passou mal pela primeira vez por conta do aneurisma.

"Lá, ela foi para a UTI, onde a gente ficou cerca de quatro meses, com ela toda entubada, só drenando sangue. Por conta do aparelho na cabeça, cortaram o cabelo dela, que ficou bem 'curtinho'. Mas quando faltava uma semana para ela completar um ano, deram alta a ela", explicou.

Claudia explicou que relatou a uma assistente social a vontade de cortar o cabelo e doar, e foi esta quem conseguiu um cabeleireiro para fazer o corte. Ela não lembrou qual o tamanho exato do cabelo doado, mas a Santa Casa explicou que o mínimo são 15 centímetros.

"Ele veio aqui na minha casa cortar o cabelo dela, fez todo o processo direitinho. Aí a gente guardou o cabelo, marcamos o dia com o hospital e fomos lá deixar", comentou a dona de casa.

A Santa Casa de Sobral explicou também que as doações de cabelo podem ser feitas no Serviço Social da unidade — de onde são encaminhadas para o Grupo Viva a Vida, que produz perucas de cabelos naturais para pacientes em tratamento oncológico no hospital. 

 

 

(g1/CE)

Postagens mais visitadas