Aluno do CE cria sistema de irrigação com garrafas, muda trabalho no campo e ganha prêmio científico

Francisco Nycollas Machado Guarinho
Foto: Fabiane de Paula

 

Desenvolver formas alternativas de bombas de irrigação na zona rural de Granja, cidade no Norte do Estado, foi o desafio do estudante da rede pública, Francisco Nycollas Machado Guarinho.

O reconhecimento despertou orgulho, fortaleceu a autoestima e enfatizou o papel fundamental da escola em potencializar saberes e transformações.

Para Nycollas a escola é literalmente um espaço de experimentação. A unidade cujo nome formal é Escola de Ensino Profissional Guilherme Teles Gouveia é conhecida popularmente em Granja como “escola agrícola”.

O local de grande extensão tem as tradicionais salas de aula, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva e áreas administrativas, mas, em paralelo é uma “grande fazenda” com, dentre outros, área de plantio, horta, criação de animais e curral para ovinos e caprinos.

Escola agrícola


Na unidade, os alunos permanecem de 7h às 16h40 e, em formação profissional, optam pelos cursos de Agropecuária, Agroindústria ou Aquicultura. Nycollas ao ingressar no ensino médio ainda em 2020, escolheu Agropecuária.

Bem antes, ainda no ensino fundamental ele já havia se deslumbrado com a unidade. Em uma visita à “escola-fazenda”, quando ainda era criança, ele idealizou retornar ao local, como estudante do ensino médio.

A ideia do projeto, chamado “Irriga PET”, veio em meio à pandemia de Covid. Morador da sede do município, Nycollas percorre, de transporte escolar, cerca de 12km para ir e voltar da escola todo dia.

“Como nossa escola é uma fazenda e tem algumas localidades perto, sabemos que o pequeno agricultor convive com o período de seca muito grande, vimos a necessidade do pequeno agricultor poder plantar e colher o ano todo”, detalha ele.

A demanda por incremento da irrigação existe, mas as dificuldades devido à baixa renda dos agricultores também. Foi ciente dessa equação que  Nycollas e a colega de sala Ana Beatriz Ferreira de Sousa, projetaram o dispositivo para potencializar a irrigação na zona rural da cidade.

    “Eles (agricultores) não podem comprar uma bomba hidráulica convencional para fazer a irrigação. A gente buscou algumas alternativas e chegamos ao nosso protótipo de fazer uma bomba alternativa de baixo custo com materiais recicláveis”.

  

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas