Contaminação de rio no Tocantins deixa aldeias sem água potável

 

Contaminação de rio no Tocantins deixa aldeias sem água potável


No interior do Tocantins, três aldeias indígenas estão sem água potável há mais de uma semana por causa da contaminação do rio Gorgulho, que atravessa a região central do estado.

Quem navega por lá, se depara com peixes mortos boiando nas margens. O desastre ambiental tem deixado a população local preocupada.

Wemerson Sousa relata momento em que viu peixes morrendo no rio

"A gente estava pescando quando desceu o veneno branco, espumando. Um cheiro de barragem forte. E os meninos já viram os peixinhos morrendo", conta o estudante Wemerson Sousa, que mora em uma aldeia que fica perto do rio.

O Gorgulho é a única fonte de água para três aldeias do povo Xerente, na zona rural de Tocantínia, cerca de 100 quilômetros de Palmas. Apesar dos indígenas dependerem do rio para sobreviver, há uma semana ninguém se arrisca a pescar ou consumir água do local.

O cacique da aldeia Takaka, Ranulfo Xerente, disse ao Jornal da Globo que pediu ajuda para as autoridades. Após as denúncias, esquipes do Instituto Natureza do Tocantins foram até o local recolher amostras e enviaram para análise. A expectativa é de que o laudo aponte quem contaminou as águas.

A reserva fica bem perto de uma das principais regiões produtoras de grãos do Tocantins.

O rio fica perto de uma importante região produtora de grãos

"Além de ser um caso grave de violação dos direitos humanos, isso também trata de um caso grave de saúde pública e que a gente precisa olhar com mais atenção", disse a pesquisadora da Fiocruz Fernanda Savick de Almeida.

O governo do Tocantins diz ter enviado caminhões-pipa para abastecer as aldeias afetadas e o Ministério Público estadual afirma que vai apurar o caso.

O rio Gorgulho é a única fonte de água para três aldeias do povo Xerente 
G1

Postagens mais visitadas