Elmano Freitas toma posse como governador do Ceará

 Elmano Freitas (PT) faz primeiro discurso como governador do Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares

Em discurso rápido, já que Elmano pretende viajar a Brasília para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o novo governador se emocionou ao lembrar da juventude. "Trago comigo, desde muito jovem, na zona rural de Baturité, minha terra, um sentimento que me move e me dá forças para lutar contra as injustiças e contra a desigualdade. E para isso sei que poderei contar com o imprescindível apoio do legislativo cearense."

O governador ressaltou ainda áreas que considera mais desafiadoras para avançar nos próximos anos de gestão. "Temos um longo caminho pela frente. Apesar dos avanços dos últimos anos, sei dos enormes desafios, principalmente nas áreas mais sensíveis. Saúde, segurança pública e combate à fome. Não medirei esforços para que possamos superar cada adversidade e avançar nas melhorias pelo bem do nosso povo. Para isso, buscarei o apoio do nosso líder querido, guerreiro, presidente Luiz Inácio Lula da Silva".

Também participaram da posse o senador eleito e futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, José Valdomiro Távora de Castro Júnior. Esteve presente ainda o ex-governador Lúcio Alcântara.

Elmano Freitas (PT) e Jade Romero (MDB) são empossados como governador e vice-governadora do Ceará em cerimônia presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (PDT). — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares

Elmano e Jade seguem em seguida para o Palácio da Abolição, onde a ex-governadora Izolda Cela (sem partido) vai repassar o cargo para os novos gestores. Em seguida, Elmano deve apresentar a equipe que vai compor o secretariado do governo. Os nomes foram anunciados previamente pelo governador.

Trajetória

Elmano Freitas chega à Assembleia Legislativa do Ceará para cerimônia de posse como governador. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares

Elmano Freitas é natural de Baturité, no interior do estado. Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Em 2012 disputou a prefeitura de Fortaleza, mas perdeu a votação no segundo turno para Roberto Cláudio.

Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, com mais de 44 mil votos, sendo reeleito em 2018. Tentou a prefeitura de Caucaia, na Grande Fortaleza, em 2020, mas não chegou a ir para o segundo turno.

Em 2022 foi o escolhido pelo PT como candidato a governador do Ceará em reunião que contou com a participação do senador eleito Camilo Santana e do presidente eleito Lula, após rompimento de aliança no estado com o PDT, em razão da escolha de Roberto Cláudio como candidato ao invés da governadora Izolda Cela. 

G1

Postagens mais visitadas