Bebê de dois meses morre em hospital no Ceará, e Secretaria da Saúde apura caso

Nayra Jacielly Ferreira da Silva, de 2 meses, morreu na madrugada desta quarta-feira (8), em um hospital na cidade do Crato. — Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

 A Secretaria Municipal da Saúde investiga a morte de uma bebê de dois meses de idade no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, na cidade do Crato, no interior do Ceará, na madrugada desta quarta-feira (8). Nayra Jacielly Ferreira da Silva estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade desde o último sábado (4).

"Logo após tomar conhecimento do caso, a equipe da Saúde municipal realizou o acolhimento da família e iniciou o processo de investigação do caso, junto à Atenção Básica e à Unidade Hospitalar em que a criança se encontrava. Assim, informamos à comunidade que, no momento, o caso encontra-se sob investigação do Comitê de Mortalidade Materno-infantil e Fetal da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará", disse a Prefeitura do Crato, em nota.

De acordo com o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, deu entrada a unidade com infecção de pele (provável estafiloccocia) e recebeu "todos os tratamentos necessários na tentativa de controlar o quadro, que evoluiu para septicemia, levando à disfunção de múltiplos órgãos".

Conforme Maria Nayara, avó da criança, a menina começou a apresentar problemas de saúde no dia 25 de janeiro, após tomar quatro vacinas no Posto de Saúde da Cohab, no Bairro Seminário.

"Hora depois de tomar as vacinas ela começou a ficar com febre e a coxa vermelha. A gente ficou dando remédio para febre, mas não passava. Dia 28 levamos para o hospital, mas só passaram remédio de febre. Como ela não tinha melhora dia 29 retornamos ao hospital e ela recebeu remédio para febre, antialérgico e Bezentacil", relatou Maria Nayra.

Avó da criança disse que ela começou a apresentar problemas de saúde no dia 25 de janeiro. — Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal


Ainda segundo a avó, a família recebeu a orientação de voltar a unidade em cinco dias, caso a menina não apresentasse melhora.

"Com o tempo ela começou a ficar com bolhas no corpo. Quando retornei ao hospital passaram um hemograma, disseram que ela estava com infecção generalizada e ela já ficou internada. Fui informada que ela teria quer ser transferida para Fortaleza, para fazer hemodiálise nos rins, porque tinham parado, mas ela morreu antes de fazer a transferência", disse a avó da criança.

Nayra Jacielly era filha única e a primeira neta de Nayara. A mulher cobra resposta sobre o que causou a morte da menina.

"Quero uma resposta do que aconteceu, porque a menina era saudável, não tinha problema nenhum. A gente quer saber se foram as vacinas, os medicamentos que ela recebeu quando buscamos atendimento ou se ela tinha alguma doença que não nos informaram", falou Nayra. 

 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas