Em solenidade dos 15 anos de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará, o Governo do Ceará fez a entrega de 20 novas ambulâncias nesta terça-feira, 31. O evento ocorreu na unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na avenida Presidente Castelo Branco, em Fortaleza.
O governador Elmano de Freitas também adiantou, durante a cerimônia, que pretende entregar mais 35 novas ambulâncias do Samu, intensificar as campanhas de vacinação e promover mutirões de cirurgias no Estado.
As ambulâncias do Samu entregues atendarão às Unidades de Suporte Avançado (USAs) e Unidades de Suporte Básico (USB) nos municípios de Aracoiaba, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itapipoca, Jaguaribe e Maracanaú, Camocim, Crateús, São Benedito, Sobral, Tianguá, Icó, Juazeiro do Norte, Canindé e Tauá.
Durante o evento, o governador ressaltou que ter mais ambulâncias do Samu é ter mais condições de proteger a vida de mais cearenses. “São muitos sofrimentos atenuados graças à atuação do Samu. Vamos continuar trabalhando para que o nosso serviço seja o maior e o melhor do País.”
“Nós vamos cobrir 100% do território cearense [com os serviços pré-hospitalares]. Além disso, nós teremos mais 35 ambulâncias para chegar e distribuir pelo Estado”, disse o governador sem especificar datas.
A secretária de saúde, Tânia Mara, também esteve presente na entrega. Ela comentou sobre a extensão do atendimento: “O nosso Samu é o maior em cobertura territorial do País, atendendo 183 municípios do Estado. Nós realizamos 100 atendimentos diários e três mil atendimentos por mês. Nós salvamos vidas e evitamos que pacientes sejam sequelados”.
Segundo ela, é preciso melhorar a prestação de serviços do Samu] com mais bases e melhorias nas condições de trabalho. "A entrega de ambulâncias desse nível implica em modernização da frota e a promoção de um atendimento de qualidade e seguro”, acrescenta.
Já o superintendente do Samu, Nilson Mendes, ressaltou que carros novos asseguram atendimentos mais eficientes. “O Samu Ceará conta com uma frota de 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos. Essas novas frotas trazem uma economia para o Estado. Carros novos trazem maior eficiência ao serviço."
Elmano também falou de outros aspectos da saúde, como a importância dos mutirões de cirurgias e o retorno às campanhas de vacinação.
“Daqui a algumas semanas nós vamos anunciar o nosso mutirão do Ceará para atender o nosso povo. Vamos voltar a ter campanha de vacinação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Tem gente que acha que a vacinação é um direito individual. Nós temos que ter corresponsabilidade na vida em comunidade. Eu me vacino para me proteger e proteger a sociedade”, finalizou.
(O Povo)