O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) foi eleito novamente presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. A eleição da mesa diretora foi escolhida de forma unânime entre os 46 deputados, em votação aberta.
O 1º vice-presidente também foi reconduzido: Fernando Santana (PDT). Na 1ª secretaria, principal cargo administrativo do Legislativo, entrará Danniel Oliveira (MDB).
Foi a primeira vez em que a eleição ocorreu de forma aberta, após a aprovação de emenda constitucional do deputado estadual Renato Roseno (Psol).
Os 46 deputados estaduais eleitos no Ceará tomaram posse hoje.
O comando político da Assembleia fica com o PDT governista, com o PT do ministro Camilo Santana e o MDB do deputado federal Eunício Oliveira, tio de Danniel. A composição da mesa diretora foi noticiada na manhã de ontem pelo colunista do O POVO Carlos Mazza.
Nova mesa diretora:
Presidente: Evandro Leitão (PDT)
1º vice: Fernando Santana (PT)
2° vice: Osmar Baquit (PDT)
1° secretário: Danniel Oliveira (MDB)
2ª secretária: Juliana Lucena (PT)
3° secretário: João Jaime (Progressistas)
4° secretário: Oscar Rodrigues (União Brasil)
1º suplente: David Durand (Republicanos)
2º vogal: Emília Pessoa (PSDB)
3º vogal: Luana Ribeiro (Cidadania)
Composição da Assembleia
Há 14 partidos com representação na Assembleia. A maior bancada é do PDT, com 13 cadeiras. O PT vem a seguir, com 8 representantes.
Forças de oposição no Estado, PL e União Brasil têm quatro deputados, cada. PSD, Progressistas e MDB têm três deputados, cada. Republicanos ocupa duas cadeiras.
Têm um deputado cada os partidos Psol, PCdoB, Cidadania, PSDB, Avante e PMN.
Posteriormente são lidos os requerimentos de licença dos deputados que serão secretários do Governo do Estado. Haverá a convocação dos respectivos suplentes.
Irão se licenciar os deputados Moisés Braz (PT), que será secretário do Desenvolvimento Agrário; Salmito (PDT), que comandará o Desenvolvimento Econômico; Zezinho Albuquerque (Progressistas), das Cidades, e Oriel Nunes Filho (PDT), da Pesca e Aquicultura.
Os suplentes serão, respectivamente, Nizo Costa (PT), Bruno Pedrosa (PDT), Antonio Bie (Progressistas) e Antonio Granja (PDT).
(O Povo)