Corpos de mulher e duas crianças soterrados em deslizamento de terra são enterrados, no Ceará

 Sepultamento reuniu amigos e familiares em Aratuba, no Maciço do Baturité.  — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

 

 Parentes e amigos se despediram das três vítimas que morreram soterradas após uma forte chuva que atingiu Aratuba, a 132 km de Fortaleza, nesta quinta-feira (16). O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (17), no cemitério São João Batista, no Centro da cidade.

O clima no velório foi de comoção pelas mortes de Antônia Samara Santos da Silva, 21 anos, João Gabriel Santos Martins, 2 anos, mãe e filho, e Antônio Guilherme Martins Soares, de 8 anos. O velório começou às 7h30 e o sepultamento por volta das 12h30.

Todos foram soterrados sob escombros das casas em que moravam, no Centro. Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares.

O velório começou às 7h30 e o sepultamento por volta das 12h30.  — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
O velório começou às 7h30 e o sepultamento por volta das 12h30. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares


Famílias desalojadas

Pelo menos 45 famílias deixaram suas casas e estão desalojadas por situação de risco. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Defesa Civil, que trabalha no local.

A Prefeitura Municipal de Aratuba informou que vai pagar um aluguel social às famílias que ficaram desalojadas por conta do risco de desabamento.

Desabamento de casas

Deslizamento de terra atinge casas e deixa feridos em Aratuba, no Ceará

Duas casas desabaram durante o deslizamento nesta quinta-feira, que ocorreu por volta de 12h, segundo a prefeitura do município.

"Desde ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão presentes aqui na região de Aratuba. As chuvas aqui iniciaram por volta de 9h, 10h. Só no período de 12h à uma da tarde, choveu 54 milímetros. Foi suficiente para comprometer essa região de Aratuba e causar esse movimento de massa", contou o tenenten-coronel Aroldo.

Segundo o oficial, foi esse movimento de massa que causou o deslizamento sobre duas casas. Todas as vítimas foram retiradas dos escombros e socorridas por populares. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegaram depois.

"A gente chegou um pouco depois, com guarnições de Canindé e Guaramiranga para ajudar aqui os populares e tentar fazer esse trabalho preventivo de mitigação, tentar reduzir o que foi causado pra gente conter mais o movimento de massa", explicou Aroldo.

Fortes chuvas

Conforme um morador da região, que preferiu não se identificar, a cidade está sendo atingida por fortes chuvas desde a última terça-feira (14).

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Joerly Vitor, informou que após saber do ocorrido cancelou compromissos que tinha em Fortaleza e entrou em contato com o governador Elmano de Freitas e com as equipes dos bombeiros, da Defesa Civil e Polícia Militar para dar o apoio necessário às famílias.

O governador Elmano de Freitas lamentou as mortes das mulher e das duas crianças e disse que as forças de segurança do governo do estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos. Além disso, o chefe do executivo confirmou que enviou equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas.

Alagamentos

Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores registraram as ruas completamente alagadas com a água subindo as calçadas e invadindo as residências.

Em outro registro, é possível ver moradores no local do deslizamento usando macas improvisadas para retirar os feridos enquanto outras tentavam procurar pessoas sob os escombros.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local e realizam os trabalhos de busca, salvamento e resgate das vítimas. 

 

 

 (g1/CE)

Postagens mais visitadas