Detran-CE mantém em fazenda mais de 2,6 mil animais resgatados às margens das CEs

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) segue trabalhando com o objetivo de preservar vidas e garantir a segurança nas rodovias estaduais (CEs). Neste sentido, uma das ações do órgão consiste na manutenção de 2.682 animais considerados abandonados, que são resgatados às margens das estradas estaduais, em fazenda localizada no município de Santa Quitéria, distante 257 Km de Fortaleza.

O local tem uma área de 500 hectares e conta com área administrativa, açudes, maquinários e forrageira, utilizada para moer a ração, e ainda com uma equipe de profissionais que trabalha diariamente para garantir o tratamento adequado para cada espécie. Além disso, todos os animais são identificados, examinados e vacinados, para seguirem vivendo de forma saudável e segura.

“É importante que esses animais, considerados abandonados pelos tutores, sejam devidamente resgatados e mantidos com o devido zelo e atenção. A fazenda garante que eles tenham uma vida segura, com toda estrutura necessária, onde são tratados e alimentados para viverem de forma digna”, ressalta o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão.

Doações

Os animais apropriados para o consumo humano, que não são resgatados pelos respectivos donos, como bovinos e caprinos, são doados a instituições filantrópicas que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade, hospitais públicos ou escolas públicas, conforme a Lei Estadual n° 13.045/2000. Instituições interessadas devem encaminhar a solicitação por escrito à Superintendência do Detran-CE, além da documentação para cadastro e análise dos requisitos necessários para participar do projeto.

Remoção de animais

Caso o condutor ou pedestre localize animais soltos às margens das CEs, é possível denunciar, através do número (85) 3101-4782 ou pelo 190, que a Ciops acionará as equipes do Detran-CE para o devido recolhimento.

 

 

Postagens mais visitadas