Estudante de 14 anos passa em 3º lugar e vai cursar Direito na UFJF: 'Só a educação muda o mundo'

 Com apenas 14 anos, Caio Temponi coleciona grandes conquistas — Foto: Laurismara Temponi/Arquivo Pessoal

Com apenas 14 anos, o estudante Caio Temponi foi aprovado em 3º lugar no curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O adolescente prodígio acumula uma série de aprovações em diversos vestibulares do país, incluindo o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), considerado o mais difícil do país.

Caio Temponi soube que tinha passado para a instituição mineira na última terça-feira (28), quando saiu o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O calouro completou no último ano o Ensino Médico, ao adiantar 4 anos de estudo.

(Correção: o g1 informou no título da matéria que ele havia passado em 1º lugar, mas foi em 3º. A informação foi corrigida 11h43 desta sexta-feira (3).

O estudante é natural de Três Rios (RJ), morou em Juiz de Fora (MG) por 4 anos e estava em Fortaleza (CE) até dois meses atrás. Na cidade nordestina, ele passou por um período de estudos intensos para se preparar para a prova do ITA.

Rotina de estudos

Caio Temponi estuda para ser juiz federal: 'Eu quero ser juiz federal. Eu vou fazer direito' — Foto: Laurismara Temponi/Arquivo Pessoal

Com uma rotina de estudo, Caio Temponi se dividia em ser criança, brincar e estudar. “Planejamento facilitava tudo e ficava tudo bem feito”, contou.

“Sempre tive uma rotina disciplinada nos estudos. Meu pai sempre montou cronograma para mim", disse o adolescente em entrevista ao g1.

Aos 12 anos, Caio foi o brasileiro mais novo a ser aprovado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar).

Entre uma das melhores recordações dele está a aprovação para a Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde ele passou também em 1º lugar para o curso de Administração. O resultado veio logo no dia do aniversário dele de 13 anos.

Após estes resultados, vieram muitos outros. O aluno já foi aprovado em diversas faculdades de Medicina, já venceu competições nacionais e internacionais de matemática.

“É minha segunda aprovação de Direito em uma federal e pude fazer a minha escolha para a UFJF. Sempre sonhei por ser muito renomada. É um sonho ainda de criança”, contou Caio.

Ele acredita que poderia ter conseguido a aprovação para outras instituições pelo país, devido à nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja abaixo as aprovações do estudante:

  • Passou em 1º lugar na Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF);
  • Foi aprovado em 1º lugar na Escola Preparatória administracao-em-universide Cadetes do Ar (Epcar), da Força Aérea Brasileira (FAB), na qual gabaritou a prova aos 12 anos;
  • Aos 13, foi aprovado em 1º em Administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece);
  • Passou em 1º em Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
  • Obteve o 1º lugar em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA);
  • Passou em Medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor) ainda com 13 anos;
  • Aprovado no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), aos 14 anos.

Educação salva!

Campus da UFJF em Juiz de Fora, foto de arquivo — Foto: Clara Downey/UFJF

Ao g1, Caio Temponi disse que a história dele pode inspirar outros estudantes.

Estudar com amor e dedicação sempre. Só a educação mudará o mundo.

Caio já está em Juiz de Fora há dois meses e cursará enfim uma graduação, após passar em vários vestibulares e não poder entrar devido à série escolar. O sonho dele, após a faculdade, é ser um juiz federal. 

G1

Postagens mais visitadas