/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/c/q/B45Mr4SVqIds46B9ipMw/tubarao-jericoacoara.jpg)
Pescadores se surpreenderam na manhã deste sábado (11) a descobrirem que haviam capturado um tubarão de grande porte na praia de Jericoacoara, um dos pontos turísticos mais visitados do litoral cearense.
O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) de três metros de extensão estava preso à rede e só foi percebido pelos pescadores quando eles estavam próximos à faixa de areia.
Os pescadores relatam que tiveram dificuldade em comportar o tubarão no paquete, uma embarcação de pequeno porte usada para pescas próximas à praia.
Pesca regular
Pescadores capturam tubarão-tigre de três metros de extensão em Jericoacoara, litoral cearense .
O animal foi abatido e é comestível. A captura do tubarão-tigre não é considerada crime ambiental, no entanto, biólogos alertam para os riscos da pesca predatória, já que ele um predador no topo da cadeia alimentar e regula a população de outras espécies.
"A gente sempre alerta também sobre a importância dos tubarões para o ecossistema marinho. São espécies do topo da cadeia alimentar, regulam populações de peixes, moluscos, crustáceos, e também se alimentam de animais mortos, com idade mais avançada, de carcaças, então impedem que doenças se propagem no meio", explicou o biólogo Lucas Werver.
Ainda segundo biólogos, não há histórico de ataque de tubarão-tigre no litoral cearense.
G1