'Zé do Valério' vai a novo júri popular no Ceará por matar dona de sítio onde ele trabalhava

ze do valerio
Foto: Reprodução

 

O vaqueiro José Pereira da Costa, conhecido como 'Zé do Valério', irá sentar novamente no banco dos réus, nesta quarta-feira (15). Quase 10 anos separam a morte de Maria Solange Cesário do possível desfecho processual de um crime que chocou os moradores de Tauá, em abril de 2013.

A sessão do júri está programada para iniciar às 8h30, no Fórum da Comarca de Tauá, cidade onde a mulher foi assassinada a tiros e teve o corpo ocultado. Na época do crime, 'Zé do Valério' trabalhava no sítio da vítima e também tentou matar o esposo de Solange, após o casal encerrar o vínculo empregatício.

Há menos de um ano, em maio de 2022, o vaqueiro foi condenado a quase 30 anos de prisão devido aos crimes de homicídio e estupro. A outra vítima de 'Zé do Valério' foi a universitária Danielle de Oliveira Silva. A jovem tinha 20 anos quando foi assassinada e encontrada em um sítio vizinho ao da família dela. Consta nos autos que o corpo da vítima estava despido e o laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) constatou que havia sinais de violência sexual.

A Justiça pediu reforço policial para a sessão do júri desta quarta-feira (15). Consta em documento que o réu teria se irritado com Maria Solange depois que a vítima encontrou galinhas dela mortas e disse que o responsável pelo sacrifício dos animais seria um psicopata.

Em seguida, 'Zé do Valério' ainda teria discutido com o patrão, quando recebeu reclamação acerca dos serviços prestados.

"Após, a vítima comunicou ao pronunciado que suspenderia a relação empregatícia por dificuldades financeiras, tendo o vínculo se encerrado efetivamente em 14 de março de 2013. Aproximadamente um mês após a efetiva cessão das atividades laborais, o pronunciado retornou à residência das vítimas e, aproveitando que a vítima Maria Solange Cesário estava sozinha, deu um tiro contra esta, e após, arrastou o corpo da vítima para um matagal com 300 metros de distância da casa", conforme denúncia do Ministério Público do Ceará.

O esposo de Solange também foi baleado, mas conseguiu pegar um pedaço de pau e entrar em uma luta corporal. Os disparos continuaram até que as balas acabaram e Zé fugiu do local.

José Pereira da Costa permaneceu na condição de foragido até o ano de 2019, quando se envolveu em um novo homicídio.

MORTE DA UNIVERSITÁRIA

Em 2019, 'Zé do Valério' teria chamado Danielle e exigido que ela o beijasse. Quando a jovem negou o beijo, ele a teria levado para um matagal, forçado a relação sexual e depois efetuado disparos de arma de fogo.

Ele percorreu quase 300 quilômetros até ser preso no dia 12 de julho de 2019, no Estado do Piauí. Durante a fuga, o vaqueiro roubou uma moto, invadiu uma casa, furtou comida, mas sempre escapava do cerco policial se escondendo na mata.

No último mês de janeiro, a Justiça ponderou a necessidade dele continuar preso, para resguardar a ordem pública.

 

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas