Banheiro de 500 anos do Império Inca é encontrado no Peru

 

Banheiro cerimonial Inca de 500 anos descoberto no sítio arqueológico Huánuco Pampa, em Huánuco, Peru, em 20 de março de 2023. — Foto: Peru Culture Ministry/Handout via REUTERS

Banheiro cerimonial Inca de 500 anos descoberto no sítio arqueológico Huánuco Pampa, em Huánuco, Peru, em 20 de março de 2023.

Arqueólogos descobriram as ruínas de um banheiro inca de 500 anos no sítio arqueológico Huánuco Pampa, na região central do Peru, relataram as autoridades do país na quinta-feira (13).

A estrutura tem 2 metros de profundidade, foi feita com pedras esculpidas e é composta por duas salas independentes.

"A importância desta descoberta reside no fato de [que ela nos permite] compreender o papel desempenhado por este tipo de estrutura, comumente associada aos espaços mais hierárquicos, restritos e sagrados dos centros administrativos incas", afirmou Luis Paredes Sanchez, gerente do estudo. "Mais do que uma função prática ou higiênica, tinham uma função religiosa e de culto aos ancestrais."

Outro banheiro já tinha sido encontrado no sítio arqueológico, no entanto, de acordo com os especialistas, a estrutura era menor e menos complexa.

Huánuco Pampa foi um dos centros administrativos mais importantes do Império Inca e se destaca pela organização do território e pela monumentalidade das construções. A cidade ficava em um ponto importante da Grande Estrada Inca, ou Qhapaq Ñan, que tem 25 mil quilômetros de extensão e liga os atuais Equador, Colômbia, Peru, Chile, Bolívia e Argentina.

Arqueólogos em um antigo banheiro cerimonial Inca, descoberto no sítio arqueológico Huánuco Pampa, em Huánuco, Peru, em 20 de março de 2023.
 
        G1

Postagens mais visitadas