Castanhão chega a 30% da capacidade hídrica; melhor volume em quase 10 anos

 Castanhão é o maior reservatório público do país para múltiplos usos. — Foto: Cogerh/Divulgação

O açude Castanhão, maior reservatório de água do Ceará, atingiu o seu melhor volume em quase dez anos nesta sexta-feira (14). Em meio a uma boa quadra chuvosa, o açude chega a 30,19% da sua capacidade total. A última vez em que esteve em torno de 30% foi em outubro de 2014, quando já passava por uma queda contínua na quantidade de água armazenada.

O reservatório tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.

O volume morto – também chamado de reserva técnica – é a água que fica abaixo do nível de captação dos reservatórios, que não foi programada para ser usada no dia a dia e funciona como “poupança” em caso de emergência. Não existe uma separação física entre a água do volume morto e a água do volume útil. É a mesma água, apenas em um nível mais profundo.

Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o Castanhão é o maior reservatório público do país para múltiplos usos. Concluído em 2003, sua barragem fica localizada no município de Alto Santo e constitui importante reserva estratégica de água. É utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.

Situação hídrica

O Ceará tem atualmente 62 açudes sangrando, o maior número de açude com capacidade máxima nos últimos 12 anos, conforme dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

Com as cheias, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões de metros cúbicos, no dia 1º de fevereiro, para 8,9 bilhões metros cúbicos neste sábado. A reserva hídrica atual corresponde a 48,1% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados.

A previsão da Cogerh é que o número de açudes sangrando no Estado aumente nos próximos dias, já que 10 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Entre os reservatórios que devem sangrar até o fim da quadra estão os açudes Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba.

As regiões de Coreaú e Litoral estão acima de 95% das suas capacidades de armazenamento. A região do Acaraú já ultrapassou 90% de armazenamento e o Baixo Jaguaribe atingiu 100%.

Já a região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 37%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registrou pouco mais de 8% de recarga hídrica. Hoje existem seis açudes sangrando na região. 

G1

Postagens mais visitadas