Corpo de Bombeiros resgata duas jiboias durante ações na Capital e RMF


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, nessa segunda-feira (24), os resgates de duas jiboias. As ações ocorreram no bairro José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, e em São Gonçalo do Amarante (AIS 23) do Ceará. Os animais foram resgatados ilesos e devolvidos ao habitat natural.

O primeiro resgate ocorreu no bairro José Walter. A jiboia, com cerca de um metro e 50 centímetros de comprimento, foi encontrada no motor de um veículo. “Fizemos o resgate com todo o zelo, tanto para não ferir o animal, quanto para não danificar o veículo. Assim, resgatamos a serpente e a devolvemos ilesa ao seu habitat natural”, informou o comandante do socorro, o 1º tenente Leandro Gomes Pires. Também atuaram na ação o subtenente Diniz, o terceiro sargento Silveira e o soldado Quintino.

RMF

https://www.sspds.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/24/2023/04/CBMCE-resgate-serprente-Jose-Walter-Sao-Goncalo-3.jpeg

 

Também pela manhã, uma segunda jiboia foi encontrada em um carro. Desta vez, o animal estava na porta de um veículo no bairro Croatá, na cidade de São Gonçalo do Amarante. A jiboia de cerca de um metro e 40 cm de comprimento, foi resgatada pelo 1º tenente Edinísio, o subtenente Mizael, o subtenente Abreu e o cabo Moraes e devolvida ilesa ao habitat natural.

Características da jiboia

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico de Epipremnum pinnatum. Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros, a jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente, não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso país, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

Com informações da Comunicação do CBMCE

Postagens mais visitadas