Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Cariré

 Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Cariré

Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Cariré, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral acionou os Bombeiros de Sobral, por volta das 22h desta segunda-feira (17). Como também, no informe preliminar, que a jacaretinga já se encontrava presa em uma gaiola.

De acordo com a Senhora Solange, solicitante da ocorrência, “amanhã vou ao quartel para levar os bombeiros ao local, por ser um distrito distante, entre Groaíras e Cariré”, moradora da Fazenda Tarcísio Dias.

Além disso, a guarnição de salvamento de Sobral aguardou a solicitante e por volta de 13h desta terça-feira (18) seguiu ao local da ocorrência e procedeu o traslado e soltura da Jacaretinga ilesa, em segurança em seu habitat natural.

Contudo, o cidadão ao avistar um animal silvestre, deve manter a distância por segurança.

O resgate

Em outras palavras, a Jacaretinga de 1,40 metros de comprimento retornou ao seu habitat natural, longe de residências e próximo a uma fonte de água. Ou seja, a 1ª Companhia do 3º Batalhão, com sede em Sobral, cumpriu a legislação vigente.

Para resgatar o réptil, a equipe utilizou um pano para cobrir sua visão e imobilizou os seus membros com cordas para o traslado em segurança, tanto do animal como do bombeiro militar.

Anteriormente, o Corpo de Bombeiros já registrou resgate de Jacaretinga em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Ipueiras, Crateús, Independência e desta vez em Cariré.

Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Cariré

A Jacaretinga

Ainda assim, a Jacaretinga também se conhece por jacaré-de-óculos. Bem como, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos.

Enfim, no Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Além disso, os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro.

Em suma, eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

A Legislação e Prevenção

A Lei nº 9.605/1998, Lei dos Crimes Ambientais, protege os animais silvestres. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Cariré. Atuaram na ocorrência, a tenente Tatiany, o subtenente Nogueira, o soldado Paulo e o soldado L Júnior.

Postagens mais visitadas