Empresário libera funcionários para trabalhar em mutirão em creche atacada de Blumenau: 'Estavam precisando'

Funcionários foram liberados de obra e participaram de mutirão na creche de Blumenau  — Foto: Patrick Rodrigues/ NSC

 

Um empresário de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, liberou os funcionários do trabalho para que eles pudessem participar do mutirão de reforma da área externa da creche Cantinho Bom Pastor, onde houve o ataque que deixou quatro crianças mortas. 

Segundo Ademar Dellandreia, os funcionários trabalhavam em uma obra na rua da escola, mas foram liberados na quarta-feira (12) para a mobilização. Membros da comunidade, pais e funcionários seguiam trabalhando na quinta-feira (13).

"O Márcio, que é nosso pedreiro, comentou comigo que viu na internet que estavam precisando de gente, aí eu vim na creche para ver. Falaram que tinham tijolo, cimento, areia, mas faltava pessoal. Então voltei na obra e disse que ele e os outros funcionários podiam vir para cá comigo", contou.

O principal objetivo, na quinta-feira, foi levantar o muro. Em seguida, ele será nivelado e depois pintado. As mudanças no cenário são feitas para a volta dos alunos, na próxima segunda-feira (17).

"A gente está fazendo o que pode. Nós não conhecíamos as crianças, nem as professoras, mas só de saber o que aconteceu, isso deixa a gente atordoado", afirmou. O pagamento aos funcionários seguiu sem alterações.

Em 5 de abril, um homem pulou o muro da creche e atacou crianças com uma machadinha. Além das mortes, cinco alunos ficarem feridos, mas já tiveram alta (leia mais abaixo).

Reforma

Os parquinhos também serão refeitos, já que em um deles aconteceu o crime. Há um parque na frente e outro, nos fundos da creche.

Um grupo de artistas plásticas de Pomerode, na mesma região, disponibilizou-se a fazer uma arte na parte de dentro do parquinho. A creche também está em vias de conseguir fazer uma mudança nos brinquedos do local através de um doador.

Cimento e areia para reforma da creche Cantinho Bom Pastor, onde houve ataque em Blumenau — Foto: Felipe Sales/NSC TV
Cimento e areia para reforma da creche Cantinho Bom Pastor, onde houve ataque em Blumenau — Foto: Felipe Sales/NSC TV


A direção da unidade de ensino confirmou que a volta às aulas será nesta segunda. Na primeira semana, porém, haverá apenas atividades de recreação, sem tarefas de casa ou aulas com conteúdo programático. O objetivo é ajudar na saúde mental das crianças.

Ataque

O ataque ocorreu na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino particular atende mais de 200 crianças. As vítimas tinham entre 4 e 7 anos de idade.

Segundo a polícia, o assassino pulou o muro da creche e iniciou o ataque com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça.

 

 

(g1)

Postagens mais visitadas