Itália apreende 2 toneladas de cocaína que estavam boiando no mar

Imagem de pacotes com cocaína que foram apreendidos pela polícia da Itália em 17 de abril de 2023 — Foto: Guardia di Finanza press office/AFP
Foto: Guardia di Finanza press office/AFP

 


Quase 2 toneladas de cocaína foram encontradas boiando no mar perto da Itália. A polícia do país disse nesta segunda-feira (17) que trata-se de uma apreensão recorde.

Para dar uma ideia do tamanho dessa apreensão, a polícia informou que no ano de 2021 inteiro foram apreendidas 20 toneladas de cocaína —e, naquele ano, houve um recorde de cocaína encontrada pelas autoridades.

A droga encontrada recentemente estava armazenada em cerca de 70 embalagens à prova d'água, cuidadosamente lacradas, e envoltas por redes de pescadores equipadas com um dispositivo de sinalização luminosa, disse a polícia italiana, em um comunicado.

Os "métodos peculiares de embalagem e a presença de um dispositivo luminoso para permitir o rastreamento" sugerem que a carga foi despejada no mar por um cargueiro para ser recuperada posteriormente, de acordo com o comunicado.

Policiais puxam rede com pacotes com cocaína perto da Itália, em 17 de abril de 2023 — Foto: Guardia di Finanza press office/AFP
Policiais puxam rede com pacotes com cocaína perto da Itália, em 17 de abril de 2023 — Foto: Guardia di Finanza press office/AFP


Aumento de apreensões

As apreensões de cocaína aumentaram mais de cinco vezes de 3,6 toneladas em 2018, observou a polícia na época.

Grupos mafiosos dos países dos Bálcãs, como Albânia, Bósnia e Herzegovina e Bulgária, estão crescendo e importando mais cocaína, e a rota para que a droga chegue até lá passa pela Itália. 

 

 (G1)

Postagens mais visitadas