Ruas ficam alagadas, e açudes transbordam no Ceará após forte chuva

 

Carro ficou boiando em alagamento na Rua Carlos Vasconcelos, no Bairro Aldeota, durante chuva em Fortaleza. — Foto: Reprodução
Carro ficou boiando em alagamento na Rua Carlos Vasconcelos, no Bairro Aldeota, durante chuva em Fortaleza. — Foto: Reprodução

 

 

A forte chuva registrada na madrugada desta quinta-feira (27) alagou ruas e avenidas de Fortaleza, causando transtornos para os condutores. Houve registro de alagamentos nos bairros Aldeota, Centro, Aerolândia, entre outros.

Na Rua Carlos Vasconcelos, no Bairro Aldeota, um carro "no prego" ficou boiando na água. Na mesma região, também houve alagamentos em dois quarteirões entre as ruas João Carvalho e Torres Câmara.

Outro ponto que alagou foi a Avenida Heráclito Graça, local que comumente enfrenta problemas durante as chuvas. Mesmo com a inundação, alguns motoristas e um motociclista se arriscaram a passar na via, mas os veículos apresentaram problemas e eles ficaram presos na água.

Veja os destaques da previsão do tempo

Ainda no Centro da capital, também houve alagamento em quatro quarteirões entre as ruas Barão de Aracati e João Cordeiro.

Desde a madrugada desta quinta-feira chove forte em pelo menos quatro capitais do Nordeste. Os alertas de temporais ainda permanecem ativos em quase todo litoral nordestino. Segundo o ClimaTempo existem áreas de instabilidade vindas do mar em direção a costa. O calor e a umidade contribuem para as chuvas no litoral.

Chuvas em mais de 100 cidades

O Ceará voltou a receber chuvas em mais de 100 municípios após oito dias, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A última vez em que foram registradas precipitações em mais de uma centena de cidades foi no dia 18 de abril. Todas as regiões receberam acumulados entre as 7h desta quarta-feira (26) e as 7h quinta-feira (27).

Os maiores volumes ocorreram nas regiões da Ibiapaba, Maciço de Baturité e Grande Fortaleza.

Segundo a Funceme, choveu em pelo menos 145 cidades do estado no período. O maior registro de precipitações ocorreu em Meruoca, na Região da Ibiapaba, com 189 milímetros. Em seguida aparecem São Gonçalo do Amarante, com 180,4 milímetros; Maranguape com 165 milímetros e Moraújo, com 137 milímetros.

Em Massapê, na Região da Ibiapaba, a chuva começou às 20 horas de quarta-feira e se estendeu até a madrugada de quinta-feira. Moradores tiveram as residências invadidas pelas águas na Rua Beira Rio, na Vila São Vicente.

Previsão para os próximos dias

Conforme análises elaboradas por meteorologistas da Funceme, para quinta e sexta-feira, as chuvas devem ser mais generalizadas, podendo ser de intensidade moderada a forte no litoral e no Sertão Central e Inhamuns.

O motivo das chuvas está associado à proximidade da ZCIT e ao avanço de áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste. Além disso, em virtude de efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, calor, umidade e interação dos ventos com o relevo.




 (G1/CE)

Postagens mais visitadas