188 anos da PMCE: cerimônia é marcada por emoção e entrega de medalhas e honrarias

 

 

 A Polícia Militar do Ceará (PMCE) celebrou seus 188 anos, na noite dessa quarta-feira (24), com a solenidade de entrega de medalhas a homens e mulheres que contribuíram com a história da instituição. As medalhas Grande Mérito da Polícia Militar, Mérito Policial e José Martiniano de Alencar foram entregues em meio ao desfile das tropas e discursos de autoridades que fazem a Segurança Pública do Ceará, no Quartel do Comando Geral da PMCE, localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no Bairro de Fátima.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi recebido na solenidade pelo secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, e pelo coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Sávio. Elmano de Freitas parabenizou a instituição que tanto tem trabalhado em prol dos cearenses.

“Recebo essa medalha com muita humildade e, com a certeza, de que temos que fazer muito pela PMCE. Eu tenho muito compromisso para fortalecer a Polícia Militar do Ceará, e fazer isso com todos os seus comandos, integrando e assim avançando sempre”, destacou o governador. “Fiquei muito orgulhoso, que do Brasil, quando perguntado para as pessoas, a PMCE é a segunda instituição que passa mais confiança ao seu povo”, completou ele.

O chefe do Executivo estadual ressaltou em sua fala a evolução da PMCE ao longo dos últimos anos, com a criação do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), e a expansão do CPRaio para todo o território cearense.

“Nós ainda daremos passos muito firmes para que a nossa gloriosa Polícia Militar seja ainda mais reconhecida. Tem muita coisa para fazer. A segurança é um desafio grande para o país e, para o Ceará, não é diferente. Apesar de bons, nós não estamos satisfeitos com os resultados que temos. No entanto, isso tem servido de estímulo para gente. Nós estamos no caminho certo”, concluiu o governador.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, também recebeu a honraria e destacou o empenho dos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar. “É muito importante essa data, pois marca os 188 anos de história e serviços prestados à sociedade cearense. Espero que possamos cada vez mais comemorarmos os avanços da segurança pública e, em especial, da Polícia Militar do Ceará”, frisou o secretário.

Já o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Sávio, fez questão de reiterar o trabalho árduo realizado diariamente pela corporação e o orgulho do reconhecimento pela população cearense. “Hoje é dia de celebração e festa, não só pelos 188 anos da PMCE, mas também pelo reconhecimento que temos recebido. A Polícia Militar do Ceará foi reconhecida como a segunda corporação que é a melhor prestadora de serviço ao seu povo. Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo e nos responsabiliza a prestarmos um melhor serviço a cada dia”, finalizou o comandante-geral.

Medalha Grande Mérito


 

A Medalha Grande Mérito é a condecoração da Polícia Militar do Ceará que se destina a personalidades que contribuíram, de forma engajada, com a corporação e colaboraram com o cumprimento da missão de servir e proteger foi destinada a nove homenageados na solenidade desta quarta-feira (24).

Foram agraciadas com a Medalha Grande Mérito, as seguintes personalidades: o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas Costa; representando a vice-governadora Jade Romero, veio o assessor especial da vice-governadora Paulo Ítalo; o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio de Oliveira Júnior; secretário da Casa Civil, Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros; o ex-comandante geral da PMCE e atual secretário executivo da SSPDS, coronel Francisco Márcio de Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Sá Barreto Leitão; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), José Valdomiro Távora de Castro Júnior; e representando o procurador geral executivo da da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), João Renato Banhos Cordeiro, foi o filho Ian Bastos Cordeiro.
Honrarias

Para homenagear aqueles que prestam serviços à PMCE e à Segurança Pública, foi instituída, pela corporação, a Medalha José Martiniano de Alencar. A honraria foi entregue a 62 pessoas que foram agraciadas com a condecoração, em alusão aos 188 da Polícia Militar do Ceará. A Medalha do Mérito Policial Militar, a mais elevada condecoração da PMCE, instituída para distinguir pessoas ou entidades civis, militares e policiais militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à corporação em qualquer campo de atividade, foi entregue a 25 agraciados entre militares e civis.
História  

Em maio de 1835, o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará. A partir do dia 4 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro comandante foi o tenente do Exército Brasileiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.

Tendo como o atual comandante-geral, o coronel Klênio Sávio, a PMCE conta com um efetivo de 22.732 mil policiais na ativa, atuando em ações que envolve a proteção das pessoas e do patrimônio, conservação do meio ambiente, prevenção de endemias, resgate de vítimas, entre tantas outras ações que fazem da corporação uma das maiores instituições públicas do Estado.

Programação de aniversário

A programação alusiva aos 188 anos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) teve início no dia último dia 17 deste mês, prosseguindo até a próxima sexta-feira (26). Nessa segunda-feira (22), foram realizados o Programa da Reserva Ativa, o Torneio de Futebol das Praças e o Jogo de Futebol Beneficente PMCE e Amigos da PMCE, que aconteceu na Arena Romeirão em Juazeiro. Na terça-feira (23), houve o lançamento do Colégio dos Ex-Comandantes Gerais da PMCE, e a inauguração da nova sede da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR), com uma aula inaugural para os oficiais do quadro complementar, além da entrega de ambulâncias. A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nessa quinta-feira (25), uma sessão solene na alusiva ao aniversário da PMCE, a cerimônia será às 15 horas. Já nesta sexta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promove uma sessão solene também alusiva aos 188 da Polícia Militar do Ceará. O evento tem início às 17 horas.

Postagens mais visitadas