Cadastramento biométrico retorna em todo o Ceará; veja como se cadastrar

 Cadastramento biométrico retorna em todo o Ceará — Foto: Divulgação

O cadastramento biométrico retornou em todos os municípios do Ceará, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19, é retomado gradualmente pelo Regional desde março de 2023.

Segundo o TRE-CE, o retorno do procedimento impacta, em especial, quem solicitou o alistamento eleitoral de primeiro título após a suspensão da biometria em 2020 e aquelas pessoas que não compareceram à revisão biométrica obrigatória, realizada em ciclos desde 2009. O TRE-CE reforça que a biometria dá maior segurança à identificação do(a) eleitor(a) no momento da votação.

Ainda de acordo com o órgão, é o retorno do atendimento descentralizado. Os eleitores podem ser atendidos de forma presencial em qualquer cartório eleitoral do estado para requerimentos dentro do Ceará. A medida facilita o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e agiliza as demandas de alistamento, transferência, segunda via e revisão de dados cadastrais.

Atendimento

O atendimento presencial ocorre, mediante agendamento, em cartórios eleitorais, Postos e Centrais de Atendimento ao Eleitor, das 8h às 14h. O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque Eleitor 148, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

Em Fortaleza, o atendimento presencial ocorre nas Centrais de Atendimento ao Eleitor, sedes Centro (Rua Jaime Benévolo, 21) e Sul (Rua Dr. Pontes Neto, 800).

Documentação

  • Para ser atendida, a pessoa deve apresentar os seguintes documentos:
  • Documento de identificação oficial com foto
  • Comprovante de residência e, se possuir, título de eleitor e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Para os jovens do gênero masculino, no ano em que completam 19 anos, é necessário ainda apresentar o comprovante de alistamento militar. 

G1

Postagens mais visitadas