CBMCE faz resgate de jiboia em telhado de casa no município de Quixadá

 


Uma equipe do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de uma jiboia nessa segunda-feira (15). A serpente foi retirada do telhado de uma residência em Quixadá – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado. 

A composição foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pela manhã e, imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram para o bairro Planalto Nova Jerusalém, local onde ocorreu o resgate. 

Segundo informações do morador do imóvel, ao acordar a família viu o réptil no telhado. Temendo acontecer algo, a família ligou para o 193.  “Resgatamos o animal com cerca de 1,5m, que de modo aparente não apresentava nenhum machucado e o levamos para seu habitat natural, longe da população e próximo de uma fonte de água natural”, explicou o subtenente do CBMCE, Marcelo Sales Rodrigues.

A guarnição retirou o animal do imóvel e o devolveu para o seu habitat. Os animais resgatados pelo CBMCE são levados para uma área de proteção ambiental. O local escolhido é adequado para a soltura sendo próximo à fonte de água e longe de residências.

Sobre as jiboias 

As jiboias são répteis da família Boidae, elas estão entre os grupos de maiores serpentes do planeta. As jiboias são consideradas a segunda maior espécie no território nacional, atrás somente da sucuri. Contudo, elas podem atacar caso sejam ameaçadas. Elas matam suas presas comprimindo o corpo delas. 

Prevenção

A legislação ambiental protege os animais silvestres. Por isso, devemos sempre manter distância desses animais para evitarmos possíveis acidentes, devido ocorrerem situações em que eles podem atacar.

Em situações como a ocorrida em Quixadá, o CBMCE orienta acionar os bombeiros militares por meio do número 193, a ligação é gratuita, o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive, aos finais de semana e feriados.

Resgate de animais em 2023

No 1º quadrimestre deste ano, o CBMCE resgatou 3.875 animais. Os resgates foram realizados entre os meses de janeiro a abril, em todo o Ceará. Já no mesmo período de 2022, foram 3.421 resgates de animais.

 

Com informações do CBMCE

Postagens mais visitadas