Em reunião, miliciano Tandera pediu permissão a pré-candidatos para colocar fuzil na mesa: ‘Se incomodam?’

Disfarces usados por Tandera, que está foragido, para encontrar aliados — Foto: Reprodução

De acordo com o Gaeco, o encontro aconteceu em abril de 2020, antes das eleições daquele ano, e tinha por objetivo negociar apoio das regiões comandadas por eles em troca de vantagens como secretarias e licitações, caso alguns dos presentes fossem eleitos.

Participaram do encontro quatro pré-candidatos: Luciano Henrique Pereira, conhecido como “Luciano da Rede Construir”, candidato do PL à Prefeitura de Seropédica; Cornélio Ribeiro iria concorrer à prefeitura de Nova Iguaçu pelo PRTB, mas acabou desistindo das eleições; Thay Magalhães, conhecida como Doutora Thay e candidata à prefeitura de Mesquita.

Um quarto pré-candidato participou da reunião, mas não foi denunciado pelo MP.

Também de acordo com as investigações, as gravações foram feitas pelo miliciano e seu bando para possíveis chantagens posteriores.

Nas imagens, é possível ver sempre os pré-candidatos em primeiro plano e, em dado momento, Tandera chega a perguntar se teria problema colocar seu fuzil sobre a mesa do encontro.

"Se incomodam?", questiona.

'Poder é a caneta'

Todos respondem que “não” em uníssono, demonstrando "medo e respeito" por Tandera, de acordo com o documento elaborado pelo MP.

Em outro momento do encontro, Tandera volta a fazer menção à arma, mas enaltece o poder dos convidados.

"Isso aí [em referência ao fuzil] é pra guardar a minha vida, guardar a vida de vocês, guardar a vida do morador. Guardar a vida até de quem vai contra. Mas o potencial mesmo está aí: a caneta!”.

Em outro trecho, o miliciano dá a entender que poderia fazer exigências, mas que prefere negociar:

"Eu poderia muito bem chegar aqui e falar assim: eu quero 50 fuzil (sic) de cada município! Eu poderia chegar aqui ó, eu quero R$ 5 milhões de cada município. Impossível de se negociar assim, ta me entendendo?...”, diz.

Na sequência, esclarece o que quer:

"Aqui você vai estar confortável, vai estar protegido. Em compensação, depois que vocês assumirem, eu vou querer alguma vantagem. A gente tem que ter o direito a uma licitação. A gente tem que ter o direito a alguma secretaria. Tá me entendendo? Aí as coisas andam, aí a gente faz um elo", propõe o miliciano.

Grupo chegando em carros de luxo para a reunião com o miliciano 

Nem Thay, nem Luciano - que chegaram a concorrer às eleições de 2020 - , se elegeu: ambos terminaram na terceira posição das eleições municipais.

Cornelio, Luciano e Thaiana foram denunciados pelo Ministério Público por negociar com a milícia de Tandera e foram alvos de busca e apreensão no dia 3 de maio.

A operação do dia 3 também teve mandados de prisão. Entre os presos, estão os cinco milicianos:

  • Denys Cleberson (Sardinha);
  • Jackson Oliveira;
  • Alex Sandro Vieira (Melecão);
  • Victor Valladares;
  • Diego Leite de Assis (Bebezão).

Dos 17 denunciados pelo Ministério Público, 14 são integrantes da milícia.

"Nós identificamos relacionamentos dessa organização com a política, uma tentativa de obter secretarias, cargos públicos, contratos administrativos por meio de licitações fraudulentas, o que revela o quão complexa se tornou essa organização criminosa", afirmou a promotora do Gaeco, Glaucia Mello.

Procurados, Thaianna Cristina e Luciano Henrique Pereira e Cornelio Ribeiro não responderam às perguntas até a publicação desta reportagem.

Thay Magalhães, rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti em 2022 

Rainha de bateria

Além de candidata e dentista, Thaianna também tem outra ocupação: foi rainha de bateria da Paraíso da Tuiuti em 2022 e madrinha de bateria da Acadêmicos de Niterói em 2023.

Operação

Agentes saíram para cumprir 13 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Até a última atualização desta reportagem, cinco pessoas haviam sido presas.

De acordo com as investigações, a quadrilha é responsável por extorsões, homicídios, ameaças, grilagem de terras, agiotagem, exploração ilegal de areais, lavagem de dinheiro, entre outros crimes, principalmente nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital e a ação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

Danilo Dias, o Tandera: envolvido em uma guerra de milícias na Zona Oeste 

Quem é Tandera

Tandera domina regiões de Nova Iguaçu e de Seropédica, na Baixada Fluminense. Até 2020, Tandera integrava a maior milícia do RJ, mas rompeu com Wellington da Silva Braga, o Ecko, que então chefiava o grupo paramilitar.

Com a morte de Ecko em uma ação da polícia em junho de 2021, Tandera tentou tomar dos rivais áreas de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste do Rio, mas acabou rechaçado. Irmão de Ecko, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, herdou a quadrilha no mês seguinte e manteve Tandera como inimigo. 

G1

Postagens mais visitadas