Idosa é resgatada após mais de 40 anos em situação análoga à escravidão em Fortaleza

Idosa de 78 anos resgatada em Fortaleza trabalhava há mais de 40 anos para a mesma família em troca de moradia e comida. — Foto: Ministério do Trabalho e Emprego/ Divulgação
Foto: Ministério do Trabalho e Emprego/ Divulgação

 


Uma idosa de 78 anos foi resgatada por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após viver mais de 40 anos em situação análoga à escravidão trabalhando como doméstica para uma família em troca de comida e moradia, em Fortaleza. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (19).

Conforme o Ministério do Trabalho, a mulher relatou aos fiscais que não lembra de ter recebido salário. Além disso, ela não tinha folgas, trabalhando de domingo a domingo para a mesma família. É o primeiro caso deste tipo registrado no Ceará pelo órgão.

Durante a abordagem, os patrões da idosa alegaram que ela não era funcionária, mas um membro da família. Porém, foi observado na fiscalização que a trabalhadora cozinhava, lavava roupas e limpava a casa para todos, tendo um tratamento diferente.

A idosa foi retirada da residência, e os patrões dela receberem autos de infração por cada irregularidade trabalhista apurada, como falta de pagamento de salários, excesso de jornada e falta de registro.

Também foi exigido o pagamento para a trabalhadora dos salários retroativos de todo o período e o pagamento de verbas rescisórias.

As ações de combate ao trabalho análogo a escravidão de trabalhadoras domésticas na capital cearense, realizadas durante esta semana, tiveram o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Federal e da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará. 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas