Hospital da Messejana faz dois transplantes de coração simultâneos

 Fachada do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

 

A equipe de cirurgia cardíaca do Hospital da Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) realizou dois transplantes de coração ao mesmo tempo. O feito ocorreu na última quinta-feira, 17.

Entre a captação (quando o órgão é retirado do doador) e implante (colocação do coração nos receptores), a ação envolveu mais de 40 profissionais. O número engloba médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares envolvidos nas diversas etapas do processo.

Um dos corações usados no transplante veio de paciente falecido em um hospital particular de Fortaleza. O outro órgão era de uma pessoa que foi a óbito em Sobral, na região Norte do Estado.

O médico João David de Souza Neto, que coordena a área de transplantes do HM, falou à rádio O POVO CBN sobre o procedimento. De acordo com ele, a equipe de cirurgia foi dividida em dois grupos, um para cada paciente que receberia os órgãos.

A colocação dos corações, então, foi realizada sequencialmente pelo médico Juan Mejía, chefe cirúrgico da equipe. Segundo João David, os pacientes que receberam os órgãos estão se recuperando "muito bem".

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas